Qual a função dos transportadores de glicose?
Índice
- Qual a função dos transportadores de glicose?
- Quais as causas de alterações no transporte de glicose?
- Qual a função dos transportadores de glicose GLUT4?
- Qual a função do transportador SGLT2?
- Como a glicose entra para dentro da célula muscular e do tecido adiposo?
- Quem transporta a glicose no sangue?
- Qual o papel da insulina no metabolismo da glicose?
- Como funciona a glicose no sangue?
- Como ocorre a entrada da glicose nas células?
- Qual a utilização da glicose dependente da insulina?
- Qual o exame de glicose em jejum?

Qual a função dos transportadores de glicose?
Transportadores de glicose GLUT1-3 Os transportadores GLUT1 e 3 são considerados responsáveis pelo transporte de glicose ao cérebro. Como o transporte mínimo de glicose deve ser mantido a este órgão, seus transportadores de glicose são independentes de insulina.
Quais as causas de alterações no transporte de glicose?
Alterações na expressão de GLUT2 esta associada a um defeito de estimulação da insulina em diabéticos, o que não permite a baixa na glicemia. Há variações na expressão em células β pancreáticas desses transportadores, o que explicaria em parte a baixa ou nenhuma liberação de insulina nos diabéticos com a doença tipo I.
Qual a função dos transportadores de glicose GLUT4?
Sendo assim, a principal função do GLUT 4, que é um transportador insulina-dependente, é realizar o transporte por difusão facilitada de glicose, proporcionando um fluxo bidirecional desse elemento.
Qual a função do transportador SGLT2?
SGLT2: presente no túbulo contorcido proximal (TCP), responsável por 90% da reabsorção. SGLT1: presente no túbulo contorcido distal, faz o resgate do excesso de glicose que “escapou” do TCP.
Como a glicose entra para dentro da célula muscular e do tecido adiposo?
A captação de glicose pelos miócitos e adipócitos é mediada pelo transportador de glicose GLUT4. Durante o repouso e entre as refeições, alguns GLUT4 estão presentes na membrana plasmática, mas a grande maioria (podendo chegar a 95% em adipócitos) encontra-se retida nas membranas de pequenas vesículas intracelulares.
Quem transporta a glicose no sangue?
A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.
Qual o papel da insulina no metabolismo da glicose?
É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.
Como funciona a glicose no sangue?
- Quando os níveis de glicose aumentam no sangue ocorre um sinal insulínico, com a secreção deste hormônio pelo pâncreas. A insulina atua como mensageiro celular estimulando as células, através do sinal insulínico, a expressarem os transportadores GLUT4 na membrana, aumentando assim a captação de glicose pelas células.
Como ocorre a entrada da glicose nas células?
- Já a entrada da glicose nas demais células ocorre através das GLUTs que são proteínas transportadoras de glicose. Existem várias GLUTs com comportamento cinético diferente, algumas delas são constitutivas e integram as membranas celulares, ex. GLUT1 e GLUT2, outras são expressas mediante o estímulo hormonal, ex. GLUT4.
Qual a utilização da glicose dependente da insulina?
- No entanto, o tecido adiposo contribui apenas com uma pequena fração da utilização da glicose dependente da insulina, de forma que sua maior utilização (mais de 75%) ocorre no músculo esquelético (HUANG; CZECH, 2007; ROGERS et al., 2009; TEIXEIRA, 2010).
Qual o exame de glicose em jejum?
- O exame de glicose ou glicemia em jejum é aquele que mede o nível de glicose (taxa de açúcares) na corrente sanguínea, feito a partir de uma coleta do sangue venoso e de um período de 8 horas de jejum sem alimentos ou bebidas, exceto água.