Como é feito o tratamento de quimioterapia?
Índice
- Como é feito o tratamento de quimioterapia?
- O que é mais forte quimioterapia ou radioterapia?
- Como funciona o tratamento de radioterapia?
- Quando a quimioterapia é indicada?
- O que faz cair o cabelo quimioterapia ou radioterapia?
- Qual a diferença entre radioterapia e quimioterapia?
- Como funciona o tratamento da quimioterapia?
- Quando é indicado o tratamento de radioterapia?
- Qual a opção para a quimioterapia simultânea?

Como é feito o tratamento de quimioterapia?
Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.
O que é mais forte quimioterapia ou radioterapia?
Sessões de quimioterapia e de radioterapia foram, por décadas, praticamente os únicos tratamentos eficazes contra o câncer fora das mesas de cirurgia. Enquanto a quimio atinge todo o organismo, a radioterapia atinge apenas o tumor – e as células por perto. Mas ambas são agressivas e generalistas.
Como funciona o tratamento de radioterapia?
O que é radioterapia? É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.
Quando a quimioterapia é indicada?
A quimioterapia pode ser usada em diferentes situações: Para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia ou da radioterapia (terapia neoadjuvante). Após cirurgia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes (terapia adjuvante).
O que faz cair o cabelo quimioterapia ou radioterapia?
A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.
Qual a diferença entre radioterapia e quimioterapia?
- Apesar de serem tratamentos distintos, como pudemos ver acima, a percepção maior da diferença entre radioterapia e quimioterapia normalmente fica por conta dos efeitos colaterais, que são a maior queixa dos pacientes submetidos a esses tratamentos.
Como funciona o tratamento da quimioterapia?
- Enquanto recebe o tratamento o paciente pode conversar com seu acompanhante, ler, ver televisão ou utilizar dispositivos eletrônicos. Se tiver fome ou sede, também pode se alimentar. A depender do tipo de quimioterapia, o tratamento pode ser administrado em um único dia a cada ciclo, ou ser dividido em doses menores ao longo de mais de um dia.
Quando é indicado o tratamento de radioterapia?
- O tratamento de radioterapia é indicado quando o câncer atinge um determinado órgão sem ainda apresentar metástase. Ou seja, quando a doença se espalha além do local onde começou para outras partes do corpo. Geralmente, o tratamento de tumores malígnos é aplicado na cabeça, pescoço, tireóide, mama e próstata.
Qual a opção para a quimioterapia simultânea?
- As opções para a quimioirradiação simultânea incluem: 1 Cisplatina administrada semanalmente durante a radioterapia. A cisplatina deve ser administrada por via intravenosa... 2 Cisplatina mais 5-fluorouracilo (5-FU) administrada a cada 3 semanas durante o tratamento radioterápico. More ...