Quais as formas mais comuns da doença de Chagas crônicas?
Índice
- Quais as formas mais comuns da doença de Chagas crônicas?
- Como é feito o tratamento da doença de Chagas?
- Como é feito o tratamento da doença de Chagas nas fases agudas?
- Quais são as formas clínicas da doença de Chagas?
- Quais os tipos de exames de Chagas?
- Quais alterações ocorrem na tripanossomíase crônica?
- Quais são os cuidados de enfermagem para pacientes com doença de Chagas?
- Quanto tempo dura a fase aguda da Chagas?
- Qual melhor forma de diagnóstico da fase aguda e da fase crônica da doença de Chagas?
- Como é feito o tratamento da doença de Chagas?
- Como é feito o diagnóstico da Chagas?
- Qual o quadro epidemiológico da doença de Chagas?
- Quais são as espécies que transmitem a doença de Chagas?

Quais as formas mais comuns da doença de Chagas crônicas?
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
Como é feito o tratamento da doença de Chagas?
O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Se aparecerem os sintomas característicos da doença, tanto a fase aguda quanto a crônica necessitarão de tratamento. Para a fase aguda, alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar.
Como é feito o tratamento da doença de Chagas nas fases agudas?
A doença de chagas tem cura durante a fase aguda, quando o protozoário ainda circula pelo sangue do indivíduo. São utilizados medicamentos que têm como objetivo matá-lo e impedir sua reprodução, para que a doença possa regredir. O mesmo medicamento pode ser usado na fase crônica, mas com menos chances de sucesso.
Quais são as formas clínicas da doença de Chagas?
As manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongada e recorrente, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia de linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite.
Quais os tipos de exames de Chagas?
O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.
Quais alterações ocorrem na tripanossomíase crônica?
Durante a fase crônica, os parasitas estão escondidos principalmente no coração e no músculo digestivo. Até 30% dos pacientes sofrem de comprometimento cardíaco e até 10% sofrem de alterações digestivas (geralmente aumento do esôfago ou cólon), neurológicas ou mistas.
Quais são os cuidados de enfermagem para pacientes com doença de Chagas?
Os cuidados iniciais são de caráter educativo, passando para o paciente cuidados com a higiene principalmente oral, reeducação alimentar, incentivo ao tratamento, apoio psicológico.
Quanto tempo dura a fase aguda da Chagas?
Fase aguda: Quando os sintomas ocorrem, duram cerca de dois a quatro meses e podem incluir erupções de pele e nódulos inflamatórios, febre, dor de cabeça, gânglios linfáticos aumentados, náuseas, diarreia, vômito e dificuldade para respirar.
Qual melhor forma de diagnóstico da fase aguda e da fase crônica da doença de Chagas?
O exame fecal ou do conteúdo intestinal será feito após 30-60 dias para pacientes em fase crônica e 10-30 dias para pacientes em fase aguda.
Como é feito o tratamento da doença de Chagas?
- O tratamento da fase aguda da Doença de Chagas é feito com uso de medicamento específico. Quando não há cura da doença na fase aguda, a doença evolui para a fase crônica e, nessa fase, não há tratamento específico, mas controle dos sintomas e das complicações da doença.
Como é feito o diagnóstico da Chagas?
- O diagnóstico da doença de Chagas é feito pelo médico baseado na fase da doença, dados clínico-epidemiológicos, como lugar em que vive ou que visitou e hábitos alimentares, e sintomas presentes.
Qual o quadro epidemiológico da doença de Chagas?
- A alteração do quadro epidemiológico da doença de Chagas (DC) no Brasil promoveu a mudança nas ações e estratégias de vigilância, prevenção e controle, por meio da adoção de um novo modelo de vigilância epidemiológica. Entretanto, o risco de transmissão vetorial da doença de Chagas persiste em função da:
Quais são as espécies que transmitem a doença de Chagas?
- As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida. O T. infestans era outra espécie importante, mas medidas de controle do Ministério da Saúde conseguiram interromper a transmissão da doença de Chagas por este tipo de barbeiro.