Para que serve o soro Botrópico?
Índice
- Para que serve o soro Botrópico?
- Como é produzido o soro Antibotropico?
- O que é soro Botropico?
- O que é soro Laquetico?
- Para que serve o soro antibotrópico Laquético?
- Como deve ser administrado o soro antiofídico?
- Quando usar o soro antiofídico?
- O que é veneno Laquetico?
- Quais são os tipos de soro antiofídico?
- Como são produzidos os soros antipeçonhentos?
- Por que os soros são feitos no Brasil?
- Quando o soro já está pronto?

Para que serve o soro Botrópico?
O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético é indicado para o tratamento do envenenamento causado pela picada das serpentes dos gêneros Bothrops e Lachesis.
Como é produzido o soro Antibotropico?
O soro antibotrópico (pentavalente) é produzido a partir do plasma de equinos hiperimunizados, com uma mistura de venenos de cinco espécies de serpentes do gênero Bothrops Bothrops (B. jararaca, B. alternatus, B.
O que é soro Botropico?
O soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico, heterólogo e hiperimune, é indicado para o tratamento do envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Crotalus (cascavel).
O que é soro Laquetico?
O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético é uma solução límpida e transparente, ou levemente opalescente. Não deve ser usado se houver turvação ou presença de precipitado.
Para que serve o soro antibotrópico Laquético?
Este produto é destinado ao tratamento de pacientes picados por serpentes do gênero Bothrops (jararaca, jararacuçu, cotiara, urutú, caiçaca) ou pela serpente Lachesis muta (surucucu pico-de-jaca).
Como deve ser administrado o soro antiofídico?
A via de administração do soro recomendada é a intravenosa (IV) e o soro, diluído ou não em solução fisiológica, deve ser infundido entre 20 e 60 minutos, lentamente. Na impossibilidade de utilizar essa via, o soro pode ser administrado por via subcutânea.
Quando usar o soro antiofídico?
O soro antiofídico é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente. Esse produto é formado por anticorpos e o seu principal objetivo é neutralizar o veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada.
O que é veneno Laquetico?
O veneno laquético possui ação proteolítica, produzindo lesão tecidual; ação coagulante, causando afibrinogenemia e incoagulabilidade sanguínea; ação hemorrágica, pela presença de hemorraginas e ação neurotóxica, com ação do tipo estimulação vagal, alterações de sensibilidade no local da picada, da gustação e da ...
Quais são os tipos de soro antiofídico?
- Existem diferentes tipos de soro antiofídico, que são fabricados a partir do veneno de diferentes serpentes. Sendo assim, é importante capturar a serpente ou descrevê-la ao médico no momento da aplicação do soro para que o profissional consiga escolher o produto adequado para aquela determinada espécie.
Como são produzidos os soros antipeçonhentos?
- No Brasil, os soros antipeçonhentos são produzidos pelo Instituto Butantan ( São Paulo ), Fundação Ezequiel Dias ( Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil ( Rio de Janeiro ). Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde, que distribui para todo o país por meio das Secretarias de Estado de Saúde.
Por que os soros são feitos no Brasil?
- No país, os soros são feitos pelo Instituto Butantan, em São Paulo, pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais, e pelo Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro. Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde e oferecida gratuitamente em hospitais e postos de saúde de todo o Brasil. 1.
Quando o soro já está pronto?
- Aí o soro já está pronto. Quando uma pessoa é picada por um cobra peçonhenta, precisa receber a substância salvadora o mais rápido possível. No organismo da vítima, os anticorpos do soro se misturam com o veneno, neutralizando sua ação pouco a pouco.