adplus-dvertising

Para que serve o exame de Sialografia?

Índice

Para que serve o exame de Sialografia?

Para que serve o exame de Sialografia?

Com o exame de Raio-X de Sialografia (por glândula), estudamos as glândulas salivares observando a presença de tumores e cálculos, obstruções e estreitamentos que acometem os ductos, impedindo a produção normal de saliva.

Como é feito o exame Sialografia?

A sialografia consiste na visualização dos canais das glândulas salivares, através da introdução de um material de contraste no seu interior. É, pois, um exame radiográfico contrastado, sendo a metodologia diagnóstica mais antiga para patologia salivar.

Qual a indicação de exame ideal para localização do Sialolito é porque é considerado ideal?

A tomografia computadorizada, utilizada como exame de imagem em nosso estudo, é considerada adequada para o diagnóstico da sialolitíase.

Qual a técnica radiográfica utilizada para verificar a presença de um corpo estranho na região de ducto sublingual?

3.1 SIALOGRAFIA É uma técnica utilizada para identificar o parênquima glandular e seus ductos (principal e secundários) e avaliar a relação com o fluxo salivar. Pode ser realizada na glândula parótida (ducto de Stensen) ou na submandibular (ducto de Wharton).

Qual a função do suco de limão para realizar o exame de Sialografia?

SIALOGRAFIA: È o estudo radiológico por meio de contraste iodado das glândulas salivares, parótidas e submandibulares. Esse exame consiste na punção de um cateter do tipo asa de borboleta (Scalp) no ducto da glândula, sendo previamente dilatada com suco de limão ou éter para ajudar na salivação.

Quando é indicado a Dacriocistografia?

A Dacriocistografia é um exame radiológico contrastado das vias lacrimais e é indicado a pacientes que apresentam lacrimejamento excessivo e persistente.

Qual a sequência é realizada para o exame de Sialografia?

Uma radiografia piloto é feita; em seguida injeta-se cerca de 2 ml do meio de contraste em cada canal simultaneamente;acompanhando a progressão por fluoroscopia ou método convencional, o técnico obtém as radiografias.

Qual nome da técnica radiográfica para observar Sialolito?

O método mais utilizado para o diagnóstico da sialolitíase é a associação do exame clínico e radiográfico. As técnicas radiográficas mais aplicadas para detecção de cálculos salivares são a radiografia oclusal6,7,22, a panorâmica1,6,12, e a lateral oblíqua da mandíbula.

Como tratar Sialolitos?

O tratamento consiste desde uma simples estimulação glandular utilizando substância cítrica, massagem (“ordenha”) e hidratação, visando tornar mais fácil a excreção, ou, nos casos de sialolitos de grandes dimensões, a retirada por meio de procedimento cirúrgico.

Quais são as posições da sialografia?

  • As posições radiológicas realizadas no exame são:mandíbula AP e L, outras projeções são a critério do radiologista. A sialografia está indicada nos processos inflamatórios, estenoses, obstrução do ducto por cálculos, tumores e outras situações.

Qual a contraindicação da sialografia?

  • CONTRA INDICAÇÕES: A sialografia é contra-indicada na inflamação ou infecção grave da glândula ou dueto salivar. Além disso, como o procedimento envolve a administração de um contraste, estaria contra-indicado em qualquer paciente com história de alergia conhecida a contraste iodado.

Como é feito o exame de mamografia?

  • A mamografia é um teste muito importante para a saúde da mulher. Saiba aqui para que serve e como é feito o exame de mamografia. O exame de mamografia é um exame preventivo feito nas mamas que ajuda a identificar alterações no tecido mamário. Aliás, realizar exames de sangue de rotina também é importante para monitorar a saúde.

Quando a mielografia é indicada?

  • A mielografia é normalmente indicada quando a radiografia não é suficiente para o diagnóstico da situação. Assim, o médico pode indicar a realização desse exame com o objetivo de investigar, diagnosticar ou avaliar a progressão de algumas doenças, como por exemplo: Espondilite anquilosante.

Postagens relacionadas: