Quando deve ser feito o teste da linguinha?
Índice
- Quando deve ser feito o teste da linguinha?
- Como é feito o teste da linguinha em recém-nascido?
- Para que serve o teste do olhinho em Recém-nascido?
- Qual o nome do teste da linguinha?
- Como avaliar o frênulo lingual?
- Como fazer o teste da Orelhinha?
- Quando é feito o teste da Linguinha?
- Quando deve ser verificada a alteração da Orelhinha?
- Qual o tratamento adequado para a Linguinha?

Quando deve ser feito o teste da linguinha?
A recomendação é que o exame seja realizado em até 30 dias de vida, preferencialmente entre os sete primeiros dias de vida, porém, caso o recém-nascido já tenha mais de 30 dias, o exame deve ser realizado o mais rapidamente possível.
Como é feito o teste da linguinha em recém-nascido?
O teste da linguinha é feito pelo fonoaudiólogo a partir da observação da movimentação da língua e da forma como o freio está fixado. Essa observação é muitas vezes realizada quando o bebê está chorando ou durante a amamentação, uma vez que algumas alterações na língua podem dificultar a pega do bebê no peito da mãe.
Para que serve o teste do olhinho em Recém-nascido?
Não estranhe se, ainda na maternidade, o pediatra apagar as luzes, pegar uma lanterninha e apontá-la para o olho do recém-nascido. Esse é o teste de olhinho, um exame que, por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer.
Qual o nome do teste da linguinha?
O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (Teste da Linguinha), obrigatório segundo a Lei nº 13.002/2014, é um procedimento utilizado para a detecção da anquiloglossia, uma alteração no tecido que se estende da língua até a cavidade inferior da boca.
Como avaliar o frênulo lingual?
A avaliação do frênulo lingual faz parte do exame físico do recém-nascido, no entanto, para fins do cumprimento da Lei nº 13.002 de 20 de junho de 2014, que impõe a aplicação de um protocolo de avaliação do frênulo lingual, com base nas evidências científicas disponíveis4,5 recomenda-se a utilização do Protocolo ...
Como fazer o teste da Orelhinha?
- O teste da orelhinha, é muito importante para diagnosticar possíveis alterações na audição do bebê. É necessário que seja feito ainda na maternidade. O exame é obrigatório e gratuito pelo SUS, também é realizado nas maternidades privadas, sendo pago ou coberto por alguns convênios de saúde.
Quando é feito o teste da Linguinha?
- O teste da linguinha é realizado nos primeiros dias de vida do bebê, geralmente ainda na maternidade. Esse teste é simples e não causa dor, isso porque o fonoaudiólogo apenas levanta a língua do bebê para analisar o freio da língua, que também pode ser chamado de frênulo da língua.
Quando deve ser verificada a alteração da Orelhinha?
- No caso de ter sido verificada alteração durante o teste da orelhinha, o bebê deve ser encaminhado para a realização de um exame de audição mais completo, para que possa ser concluído o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.
Qual o tratamento adequado para a Linguinha?
- Caso seja verificado no teste da linguinha que existem alterações, o fonoaudiólogo e o pediatra podem indicar o início de tratamento adequado, e, de acordo com a alteração identificada, pode ser recomendada a realização de uma pequeno procedimento para liberar a membrana presa embaixo da língua.