adplus-dvertising

Como é feito o teste de germinação de sementes?

Índice

Como é feito o teste de germinação de sementes?

Como é feito o teste de germinação de sementes?

Para fazer o teste é importante colocar a semente enterrada a 1cm, exercendo uma pequena pressão com água e um fotoperíodo controlado. O solo também pode ser utilizado como substrato, porém, para obter resultados mais precisos não se deve utilizá-lo, principalmente em laboratório.

Quais os tipos de teste de germinação?

Dentre os testes para avaliação do vigor e da viabilidade de sementes de feijoeiro comum destacam-se os testes de germinação em papel germiteste ou em substrato, e o teste de tetrazólio.

Como fazer teste de germinação em areia?

Para o teste de germinação utilizaram-se quatro repetições de 20 sementes, contabilizando-se diariamente as plântulas normais até que a germinação cessasse. Inicialmente, foram avaliados os substratos em semeaduras entre vermiculita, em rolo de papel, entre areia e entre solo na temperatura alternada 20-30oC.

Como é feito o teste de tetrazólio?

Resumo: O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes. Nesse teste as sementes são embebidas em uma solução incolor de 2,3,5 trifenil cloreto ou brometo de tetrazólio, indicadora do processo de respiração.

O que é o teste de vigor?

Os testes de vigor permitem identificar os lotes com maior ou menor probabilidade de apresentar melhor desempenho no campo ou durante o armazenamento.

Como fazer teste de germinação de feijão?

Para o teste de germinação foram selecionadas 50 sementes para cada genótipo estudado, estas foram semeadas em três folhas de papel do tipo Germitest em formato de rolo. O papel foi previamente umedecido com água destilada na proporção de 2,5 vezes o peso do substrato.

Postagens relacionadas: