adplus-dvertising

Como deve ser o jejum da quarta-feira de cinzas?

Índice

Como deve ser o jejum da quarta-feira de cinzas?

Como deve ser o jejum da quarta-feira de cinzas?

O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia.

Porque jejuar na quarta-feira de cinzas?

A Quarta-Feira de Cinzas é entendida pela Igreja como o início de um período de devoção marcado por orações e jejuns, como parte da penitência que todo cristão deve realizar, segundo os princípios da Igreja Católica.

Como é o jejum da Quaresma?

A base do jejum simples é que tomar o café da manhã e depois fazer apenas uma refeição, escolhendo o almoço ou o jantar. Se não pretende tomar o café da manhã completo, tome apenas suco de frutas.

O que não pode comer na Quarta-feira de cinzas?

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que deve-se fazer jejum e a não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa que gostam, neste caso, a carne.

O que é a quarta-feira de cinzas Canção Nova?

Conforme a comunidade católica Canção Nova, a intenção é lembrar que, segundo a fé católica, a morada definitiva do ser humano é o céu, e a vida atual é apenas uma etapa onde a felicidade plena não pode ser construída.

É obrigatório fazer jejum na Quarta-feira de cinzas?

O Código de Direito Canônico estabelece o jejum todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma. “Mas, durante a Semana Santa, o jejum é obrigatório somente na quarta-feira de cinzas e sexta-feira da paixão de nosso senhor Jesus Cristo”, afirma o Padre Gilberto Freitas, pároco da Paróquia de Cristo Rei.

O que significa a quarta de cinzas?

A origem em diversos lugares do mundo Nesse sentido, era como se na quarta-feira, posterior ao carnaval, se “queimasse” tudo o que foi vivido de mundano, iniciando nessa quarta, uma fase de purificação, conhecido como Quaresma: os 40 dias entre fim do Carnaval e a Sexta-feira Santa.

O que a Igreja Católica diz sobre jejum?

O quarto mandamento da Igreja diz que é preciso “jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja”. Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano, e o tempo da Quaresma.

Como fazer o jejum durante o ano?

  • A Igreja recomenda que os fiéis as façam especialmente durante este tempo litúrgico, mas também no decorrer do ano. De acordo com o Código de Direito Canônico – livro das leis que orienta a Igreja Católica – o jejum é a "forma de penitência que consiste na privação de alimentos".

Como fazer jejum e abstinência durante a Quaresma?

  • O jejum e a abstinência são práticas muito comuns no período da Quaresma. A Igreja recomenda que os fiéis as façam especialmente durante este tempo litúrgico, mas também no decorrer do ano.

Quem é obrigado ao jejum?

  • Pelas orientações da Igreja, estão obrigados ao jejum os que tiverem completado 18 anos até os 59 completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.

Por que água e remédios são permitidos em jejum?

  • Água e remédios são permitidos em qualquer tipo de jejum, dentro e fora do tempo da quaresma. Nota: para não se fugir à orientação da Igreja, este jejum pode ser tornado mais rigoroso, mas não atenuado.

Postagens relacionadas: