Como é feito o antídoto contra picada de cobra?
Índice
- Como é feito o antídoto contra picada de cobra?
- Como é feita a aplicação do soro antiofídico no ser humano?
- O que faz o veneno de cobra?
- Quanto tempo o soro antiofídico faz efeito?
- Quais são as picadas de cobra?
- Como é feita a produção do soro?
- Como evitar o veneno de cobras?
- Qual a recomendação para caso de picada?

Como é feito o antídoto contra picada de cobra?
Medicamentos. O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) .
Como é feita a aplicação do soro antiofídico no ser humano?
Casos benignos: Aplicar 1 frasco pela via subcutânea do produto já reconstituído. Casos graves: Aplicar 3 frascos ou mais, do produto já reconstituído, pela via subcutânea ou intramuscular ou endovenosa a critério do médico veterinário.
O que faz o veneno de cobra?
O veneno altera a permeabilidade da membrana capilar, causando extravasamento de eletrólitos, albumina e eritrócitos através das paredes dos vasos na região envenenada.
Quanto tempo o soro antiofídico faz efeito?
É comum necrose no local da picada após envenenamento por cascavel. O pico do efeito do veneno nos tecidos moles é em 2 a 4 dias. As equimoses são menos comuns após picadas de copperhead e cascavéis de Mojave.
Quais são as picadas de cobra?
- As picadas de cobra matam até 94.000 pessoas em todo o mundo a cada ano , com o maior número de mortes no sul da Ásia e na África subsaariana. O principal obstáculo para salvar vidas é a disponibilidade global de antiveneno. Até bem recentemente, o padrão-ouro era um antídoto direcionado que trabalha contra uma espécie específica de cobra.
Como é feita a produção do soro?
- A produção do soro é feita geralmente através da hiperimunização de cavalos. No caso do soro antiofídico, é extraído o veneno do animal peçonhento e inoculado em um cavalo para que seu organismo produza os anticorpos específicos para aquela toxina.
Como evitar o veneno de cobras?
- A utilização incorreta do produto pode ser evitada com ajuda do diagnóstico de um especialista, já que o veneno de diferentes gêneros de cobras precisa ser combatido com diferentes tipos de sonoro. A confusão nesse aspecto só não é maior porque 90,5% dos casos de pessoas picadas no país envolvem serpentes de um mesmo gênero, Bothrops.
Qual a recomendação para caso de picada?
- A primeira recomendação para um caso de picada —caso haja algum local próximo— é lavar o local com água e sabão. Deve se manter a vítima deitada, e o membro acometido elevado.