Quem inventou o soro contra picada de cobra?

Quem inventou o soro contra picada de cobra?
Vital Brazil, o incansável brasileiro que desenvolveu o soro antiofídico | Veja Saúde.
Como evitar o veneno de cobras?
- A utilização incorreta do produto pode ser evitada com ajuda do diagnóstico de um especialista, já que o veneno de diferentes gêneros de cobras precisa ser combatido com diferentes tipos de sonoro. A confusão nesse aspecto só não é maior porque 90,5% dos casos de pessoas picadas no país envolvem serpentes de um mesmo gênero, Bothrops.
Qual o tipo de veneno que contém os anticorpos?
- A parte do sangue que contém os anticorpos é colocada em ampolas e existe um soro para cada tipo de veneno. Os soros podem ser: a) anticrotálico: contra picadas de cascavéis, cujo veneno ataca o sistema nervoso (neurotóxico) e também promove a necrose do tecido no local da picada e a produção de coágulos.
Como é feita a extração do soro?
- As cobras utilizadas para a extração do soro são doadas ao Instituto e mantidas em cativeiro. Para produzir o soro, o veneno é injetado em cavalos, em doses que não prejudicam o animal, mas fazem com que ele produza anticorpos, que combatem o veneno. Esses anticorpos são encontrados no seu sangue, que é extraído depois de algumas semanas.
Como é feita a produção do soro?
- A produção do soro é feita geralmente através da hiperimunização de cavalos. No caso do soro antiofídico, é extraído o veneno do animal peçonhento e inoculado em um cavalo para que seu organismo produza os anticorpos específicos para aquela toxina.