O que é terapia frio calor?
Índice
- O que é terapia frio calor?
- Quais as principais indicações de aplicação do calor?
- Quando usar calor ou frio?
- Em qual fase da lesão é mais indicado utilizarmos calor?
- Qual a finalidade de utilizar uma terapia com calor e frio?
- Quando usar compressa quente?
- Quais as indicações e Contra-indicações da aplicação de calor e frio?
- Quando é indicado a termoterapia?
- Em que fase inflamatória o calor está indicado?
- Quando usar gelo em lesões?
O que é terapia frio calor?
É a terapia chamada contraste em que usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos, aumentando a circulação no local afetado. A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.
Quais as principais indicações de aplicação do calor?
As indicações para a aplicação de calor profundo são as condições inflamatórias crônicas e subagudas, dor crônica ou subaguda, ADM diminuída, pontos-gatilho miofasciais, proteção muscular, espasmo muscular, tensão muscular subaguda, torção ligamentar e contusão subaguda.
Quando usar calor ou frio?
Podemos dizer, em resumo, que o gelo é para os ferimentos, traumas, lesões agudas e o calor é para os músculos, contraturas e, eventualmente, lesões crônicas. QUANDO USAR O CALOR: Utilizado para lesões crônicas.
Em qual fase da lesão é mais indicado utilizarmos calor?
Depois da inflamação inicial, a terapia mais indicada é a Hipertermoterapia, realizada por meio da aplicação do calor. A profissional explica que com a aplicação de calor ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente a melhora do metabolismo e relaxamento muscular, o que reduz a dor e a rigidez articular.
Qual a finalidade de utilizar uma terapia com calor e frio?
As aplicações de calor e de frio com fins terapêuticos são utilizadas há séculos para auxiliar no tratamento de lesões e no alívio dos sinais inflamatórios como dor e inchaço. Popularmente conhecidas como bolsas de gelo ou de água quente, servem para vários fins.
Quando usar compressa quente?
Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há formação de pus (furúnculo, terçol, etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas.
Quais as indicações e Contra-indicações da aplicação de calor e frio?
Indicações: lesões musculares e ligamentares, entorses, traumas agudos, luxações, estiramentos, edemas e hematomas. Contra indicações: doença de Raynaud, doença reumatóide, diabetes, regiões com falta de sensibilidade, circulação comprometida, tecidos lesados e infectados e feridas abertas.
Quando é indicado a termoterapia?
A termoterapia é indicada quando o paciente necessita de relaxamento muscular e alívio permanente da dor. O método não é invasivo e costuma apresentar resultados desde as primeiras sessões – evitando a necessidade de tratamento farmacológico ou mesmo de se considerar cirurgias.
Em que fase inflamatória o calor está indicado?
Estágio da inflamação: na fase aguda o gelo é o mais indicado, devido aliviar a dor, reduzir o sangramento e possível edema, visto que nessa fase ocorrem calor e rubor decorrente da vasodilatação que leva ao local afetado uma maior quantidade de sangue (hiperemia) e tumor que se dá pelo aumento da permeabilidade ...
Quando usar gelo em lesões?
“É indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local”, explica. Segundo ele, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo. “Além disso, a temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos”, explica o ortopedista.