adplus-dvertising

Quando indicar colposcopia?

Índice

Quando indicar colposcopia?

Quando indicar colposcopia?

Quando o exame de Colposcopia é solicitado? Caso o resultado da citologia do colo do útero (Papanicolau) forem alterados, a colposcopia é recomendada para confirmar o resultado. Com ou sem biópsia, o exame auxilia a determinar a necessidade de realizar um tratamento.

Como é feito o exame preventivo em gestante?

Para realizar um Papanicolau na gravidez, são coletadas células do colo uterino para análise em microscópio de sua aparência, como se formam e o seu funcionamento. O objetivo do exame é detectar eventuais infecções virais nas células e alterações pré-cancerosas no colo do útero.

O que é o exame de citologia?

A citologia do colo do útero ou colpocitologia, vulgarmente conhecido como Papanicolau, é um exame ginecológico que serve de rastreio do cancro do colo do útero. Tradicionalmente, o exame realizado era a citologia convencional com esfregaço de Papanicolau (realizado numa lâmina).

Quando é necessário fazer biópsia na colposcopia?

A colposcopia com biópsia é realizada sempre que existe uma alteração no exame que seja sugestiva ou suspeita de se tratar de uma lesão maligna ou pré-maligna. Nestes casos, a área anormal do colo do útero é biopsada, sob visualização colposcópica.

Para que serve esse exame colposcopia?

A colposcopia funciona como se fosse um microscópio e permite a análise do colo do útero, a vagina e a vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. É um exame que, em geral, é realizado junto com o exame de Papanicolau.

Para que serve a colposcopia com biópsia?

COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA A biópsia pode ser solicitada quando há anormalidades detectadas pelo exame na região do colo do útero, vagina e vulva. Com ela é possível recolher amostras de tecidos, que mais tarde serão observadas e analisadas por um microscópio, sendo possível um diagnóstico mais claro.

Qual é a primeira etapa do exame ginecológico?

  • Na primeira etapa do exame ginecológico o espéculo deve ser colocado até o fundo da cavidade vaginal. Uma vez introduzido e aberto identifica-se o colo uterino, avalia-se pregueamento e mucosa vaginal, secreções e outras alterações que possam ocorrer.

Como preparar o exame ginecológico?

  • O preparo para o exame ginecológico deve incluir as seguintes recomendações prévias: Evitar o período menstrual, relações sexuais na véspera, realização de duchas vaginais ou a utilização de medicação intra-vaginal. Sugere-se o esvaziamento prévio da bexiga, a manos que se pressuponha a coleta de secreção uretral.

Qual o vestuário adequado para o exame ginecológico?

  • Fornecer para a mulher um vestuário apropriado para o exame (camisola ou avental) ou, quando despida, cobri-la com lençol. Explicar previamente os procedimentos que serão realizados e as suas finalidades. Lavar as mãos e colocar luvas. Sugere-se realizar o exame o exame ginecológico como último tempo do exame físico.

Qual o exame físico ginecológico?

  • EXAME FÍSICO GINECOLÓGICO Helio Humberto Angotti Carrara Paulo Meyer de Paula Philbert Antes da realização do exame físico ginecológico, há que se ter em mente que este exame possui características diferenciadas do exame físico de outras especialidades, devido a fenômenos pessoais, culturais, sociais e religiosos entre outros.

Postagens relacionadas: