adplus-dvertising

Como é o exame de cintilografia da tireoide?

Índice

Como é o exame de cintilografia da tireoide?

Como é o exame de cintilografia da tireoide?

A cintilografia da tireoide consiste na obtenção de imagens da glândula tireoide após a administração de uma pequena quantidade de iodo radioativo (131I). O iodo é absorvido pela glândula tireoide ou células da tireoide presentes em qualquer parte do corpo.

Quais os efeitos colaterais da cintilografia da tireoide?

Principais Efeitos Colaterais. -> Os efeitos colaterais são extremamente raros e quando ocorrem são de leve intensidade. Alguns efeitos descritos na literatura com o uso de 99mTc-Pertecnetato são: náuseas, vômitos, rash cutâneo, prurido, urticária, cefaléia, dor torácica, vertigens e hipertensão.

Qual o preparo para fazer cintilografia da tireoide?

É obrigatório um jejum de 6 horas para que o traçador seja bem-absorvido; Medicamentos que devem ser suspensos por 30 dias: Puran T4, Synthroid, Levoid e Euthyrox; Medicamentos que contenham como princípio ativo a Amiodarona devem ser suspensos por, no mínimo, 90 dias ou a critério do médico.

Quando solicitar cintilografia da tireoide?

Quando a tireoide apresentar nódulos, para caracterizar se estes são de células normais ou células anômalas. Hipertireoidismo: a glândula produz excesso de hormônios – Hipotireoidismo: a glândula produz quantidade insuficiente de hormônios–

Quais são os efeitos colaterais da iodoterapia?

Riscos e efeitos colaterais

  • Sensibilidade no pescoço.
  • Náuseas e vômitos.
  • Inchaço e sensibilidade nas glândulas salivares.
  • Boca seca.
  • Alterações no paladar.

Qual o preparo para fazer cintilografia?

1 – Jejum de 2 horas antes do exame (pode tomar ½ copo de leite até 1 hora antes). O consumo de água está liberado. Vale relatar que logo após o início do seu exame, será necessário alimentar-se.

Como funciona o exame de captação de iodo?

Neste exame, o iodo interage com as células da tireoide, assim, permitindo que sejam observadas mais detalhadamente, buscando tumores da tireoide e investigando causas de condições diversas, como hipertireoidismo.

Quando é necessário fazer iodoterapia?

A iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular (câncer diferenciado da tireoide). Mas, não é utilizada para tratar carcinomas anaplásicos e medulares da tireoide, uma vez que esses tipos de câncer não captam iodo.

Como é feito o exame da tireóide?

  • Este exame é feito tomando um medicamento com capacidades radioativas, como o Iodo 131, Iodo 123 ou Tecnécio 99m, e com um aparelho para captar as imagens formadas. Ele é indicado para avaliar a presença de nódulos de tireoide, câncer, investigar causas de hipertireoidismo ou hipotireoidismo ou inflamações da tireoide, por exemplo.

Como é feito o exame de cintilografia?

  • Continue lendo este artigo de umComo e saiba como é feito o exame de cintilografia. A cintilografia ou cintigrafia, é um exame de imagem que pode ser utilizado nas áreas da oncologia, cardiologia ou clínica médica. Por isso, é possível fazer uma cintilografia óssea, renal, cerebral, da tireoide, do miocárdio e pulmonar.

Como é feita a ultrassonografia da tireoide?

  • A ultrassonografia da tireoide é feita para avaliar o tamanho da glândula e a presença de alterações como cistos, tumores, bócio ou nódulos. Embora este exame não possa dizer se uma lesão é cancerosa, é muito útil para detectar suas características e para guiar a punção de nódulos ou cistos para auxiliar no diagnóstico.

Como identificar doenças que acometem a tireoide?

  • Para identificar doenças que acometem a tireoide, o médico pode solicitar diversos exames para avaliar o tamanho da glândulas, a presença de tumores e funcionamento da tireoide.

Postagens relacionadas: