adplus-dvertising

Qual a diferença entre endoscopia e Esofagogastroduodenoscopia?

Índice

Qual a diferença entre endoscopia e Esofagogastroduodenoscopia?

Qual a diferença entre endoscopia e Esofagogastroduodenoscopia?

A endoscopia digestiva alta, esofagogastroduodenoscopia ou popularmente conhecida apenas como endoscopia, é um exame que permite a visualização, através de uma câmera, da parte superior do trato gastrointestinal, composta por esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado).

Como se faz o exame Esofagogastroduodenoscopia?

Esofagogastroduodenoscopia

  1. endoscopia digestiva alta consiste na visualização do esôfago, estômago e duodeno por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
  2. O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e é feito preferencialmente sob sedação.

Para que serve exame Esofagogastroduodenoscopia?

Gastroscopia. Conhecida popularmente como endoscopia. Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.

É possível fazer endoscopia e colonoscopia no mesmo dia?

É possível fazer os exames de colonoscopia e endoscopia juntos? É possível. Inclusive, muitos médicos podem indicar esses dois exames como forma complementar, pois é viável utilizar a mesma sedação para ambos.

Qual exame substitui a endoscopia digestiva?

O exame de nome complicado, teste respiratório da uréia marcada com carbono 13, é realizado em 30 minutos e custa seis vezes menos que uma endoscopia convencional. Substitui o teste respiratório da uréia marcada com carbono 14, restrito a pessoas com mais de 21 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Como fazer uma endoscopia digestiva programada?

  • Para maximizar os resultados e diminuir os riscos de complicações, todo paciente que será submetido a uma endoscopia digestiva deve realizar uma preparação para o exame. O paciente que tem uma endoscopia digestiva alta programada não deve se alimentar nas 4 a 8 horas que antecedem o exame.

Qual a complicação da endoscopia digestiva alta?

  • A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação e rinite secundária a administração de oxigênio por cânula nasal.

Quais ferramentas podem ser utilizadas durante uma endoscopia?

  • Através do endoscópio é possível introduzir uma série de ferramentas, como pinças de biópsia, laços, agulhas, sondas para escleroterapia ou eletrocautério, balão para dilatação, redes e cestos. Deste modo, uma variedade de procedimentos podem ser realizados durante uma endoscopia digestiva alta.

Como funciona a endoscopia do trato gastrointestinal?

  • Ambos são procedimentos endoscópicos do trato gastrointestinal. O que muda é a via de entrada e os órgãos investigados. Na endoscopia digestiva alta, o aparelho é introduzido pela boca, passa pelo esôfago, estômago e chega, no máximo, até o duodeno (porção inicial do intestino delgado).

Postagens relacionadas: