adplus-dvertising

Quais os riscos da fotocoagulação a laser?

Índice

Quais os riscos da fotocoagulação a laser?

Quais os riscos da fotocoagulação a laser?

A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras. Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual.

Para que serve o exame de fotocoagulação a laser?

O que é: Procedimento que envolve a aplicação de luz especial nas estruturas intraoculares selecionadas pelo médico e que trata doenças como tumores ou dos vasos sanguíneos.

Como é feita a fotocoagulação?

A fotocoagulação a laser normalmente é realizada em regime ambulatorial (dispensa internação) e a maioria dos tratamentos é feita apenas com a instilação de colírio anestésico, necessitando apenas de dilatação da pupila. Normalmente faz-se um olho por vez e o paciente sai com o olho embaçado e às vezes dolorido.

Quanto tempo dura uma fotocoagulação a laser?

Apresenta duração média de 10 minutos e não é preciso realizar nenhum preparo ou jejum. Para realizar o procedimento, será realizada a dilatação da pupila. Por isso, é necessária a presença de um acompanhante pois não será possível dirigir após a fotocoagulação.

Quais os cuidados após fotocoagulação a laser?

Não é necessário repouso, ou uma posição especial de cabeça, a não ser que o seu profissional recomende. Lembre-se de ir sempre acompanhado para realização do procedimento, pois o mesmo é feito com dilatação.

Quantas sessões de fotocoagulação a laser?

O procedimento é realizado com o paciente sentado, com queixo e testa encostados no aparelho. O oftalmologista irá instilar também colírio anestésico, uma lente será encostada no olho para ampliar a imagem e manter o globo ocular imóvel. Em média, o número de disparos são 300 por sessão, por olho.

Quantos dias de atestado para fotocoagulação a laser?

Normalmente solicito repouso relativo, principalmente em casos de roturas retinianas, posto que o laser demora em média de 48 a 72 horas para a cicatrização.

Quais os sintomas após fotocoagulação?

Riscos e efeitos colaterais

  • Turvação visual transitória;
  • Opacificação da Córnea;
  • Fotocoagulação da fóvea (centro da Retina);
  • Edema Macular.
  • Hemorragia Vítrea.
  • Efusão coroidal.
  • Alterações na visualização de cores;
  • Defeitos de campo visual;

Quais os cuidados após a fotocoagulação?

o principal cuidado que se deve ter após a realização da fotocoagulação é a continuidade no acompanhamento com o profissional que realizou o procedimento. Dependendo da patologia em que foi necessária a realização do laser, diferentes prazos de retorno ao profissional podem ser necessários.

Qual é a fotocoagulação a laser?

  • A Fotocoagulação a laser é o procedimento utilizado pelo médico oftalmologista para tratar doenças da retina através de raios laser. Nesse procedimento, pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio-laser na tentativa de prevenir o processo de hemorragia.

Como a fotocoagulação laser é utilizada no tratamento da retina?

  • A Fotocoagulação a laser é utilizada no tratamento de diversas doenças da Retina: A Diabetes descontrolada leva à proliferação desenfreada de vasos sanguíneos anômalos na Retina, estágio da doença conhecida por Retinopatia Diabética Proliferativa.

Como é feita a fotocoagulação a laser de argônio?

  • No IOC, é utilizada a fotocoagulação a laser de Argônio, um dos mais utilizados no mundo para realização da técnica. Durante o procedimento, podem ser realizadas ablações em vasos específicos (fotocoagulação focal) ou em uma grande quantidade da Retina (fotocoagulação pan-retiniana) para a redução do crescimento de vasos sanguíneos.

Como é realizada a fotocoagulação?

  • O procedimento de Fotocoagulação é realizado apenas após a anestesia. Na maior parte dos casos essa anestesia é realizada com o emprego de gotas de colírio. Em uma menor parcela dos pacientes, pode ser necessária a infusão de anestésicos de Lidocaína em áreas específicas do globo ocular.

Postagens relacionadas: