adplus-dvertising

Como é feito o exame de densitometria óssea?

Índice

Como é feito o exame de densitometria óssea?

Como é feito o exame de densitometria óssea?

O exame pode ser realizado por um médico capacitado em densitometria óssea ou por um técnico em radiografia e dura de 10 à 15 minutos. Durante a densitometria, o paciente fica deitado sobre uma mesa e o laser do aparelho de densitometria passa em ziguezague sobre os órgãos a serem examinados.

O que é densitometria óssea coluna e fêmur?

É um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose. É realizado num aparelho de dupla emissão de raio-X, porém com baixa dosagem de radiação.

Qual o valor de um exame de densitometria óssea?

O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.

Quais os tipos de densitometria óssea?

Tipos de exames de densitometria óssea Para o diagnóstico da osteoporose, normalmente é requisitada a densitometria à coluna lombar e à anca (colo do fémur). Mas é, por vezes, também solicitada ao punho e no corpo inteiro.

Quanto tempo demora um exame de densitometria óssea?

A densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea. Para se realizar o exame, que dura de 15 a 30 minutos, não é necessário nenhum preparo especial ou jejum, apenas deve-se evitar remédios que contenham cálcio.

Quais as indicações para a realização do exame de densitometria óssea?

Principais Indicações da Densitometria Óssea

  • Indicada para pacientes com maior risco de perda óssea.
  • Indicada para acompanhamento de pacientes que tiveram fraturas.
  • Indicada para avaliação de procedimentos e tratamentos.
  • Indicada para avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Qual a idade certa para realizar a densitometria óssea?

todas as mulheres de 65 anos ou mais ou homens de 70 anos ou mais (evidência B), independentemente de outros fatores; mulheres > 50 anos com fatores de risco para fratura (um fator de causa secundária ou dois fatores relacionados ao estilo de vida).

Quanto tempo dura o exame de densitometria óssea?

A densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea. Para se realizar o exame, que dura de 15 a 30 minutos, não é necessário nenhum preparo especial ou jejum, apenas deve-se evitar remédios que contenham cálcio.

Em quais regiões é recomendado o exame de densitometria óssea?

Em quais regiões é recomendado o exame de Densitometria Óssea? A Densitometria pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Contudo foram estabelecidas três regiões (Coluna Lombar, antebraço ou radio distal e Quadril ou Fêmur proximal) com áreas representativas e de maior importância.

Como é feito o exame de densitometria óssea?

  • Como é feito o exame de densitometria óssea O paciente veste uma roupa própria fornecida pela clínica e deita na maca do aparelho denominado densitômetro, e depois posiciona seu corpo de acordo com a necessidade do exame, alinhando a pelve à coluna. Às vezes as pernas são colocadas flexionadas sobre um suporte ou esticadas ao lado desse suporte.

Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?

  • No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado.

Qual a sua densidade óssea?

  • O exame é feito para identificar qual a sua densidade óssea, se você tem osteopenia ou osteoporose e ajudar a avaliar seu risco de fratura. Você recebe os resultados como as fotos de um Raio-X, só que as imagens são um pouco menos nítidas, por conta da quantidade diminuída de radiação. É como se fosse uma radiografia em menor resolução.

Como a densitometria pode ser solicitada?

  • Em geral, a densitometria costuma ser solicitada principalmente pelo médico reumatologista. Porém, profissionais de outras especialidades como endocrinologistas, ortopedistas e ginecologistas também podem tratar osteoporose e osteopenia, portanto a DEXA também pode ser solicitada.

Postagens relacionadas: