adplus-dvertising

Como é feito o exame de cintilografia dos ossos?

Índice

Como é feito o exame de cintilografia dos ossos?

Como é feito o exame de cintilografia dos ossos?

O exame de cintilografia óssea em si tem uma duração média de 30 a 40 minutos e é realizado por um aparelho chamado gama-câmara, que “fotografa” todo o esqueleto e identifica onde a substância radioativa está concentrada. O resultado do exame é feito a partir de um laudo médico das imagens.

Qual o contraste da Cintilografia?

A cintilografia de perfusão é um exame muito seguro. O radiofármaco utilizado na cintilografia produz menos radiação para o organismo que uma tomografia, além de não causar reação alérgica. Lembramos que a cintilografia de perfusão não usa contraste.

Qual a duração da cintilografia do coração?

  • A cintilografia do coração inclui duas etapas, de repouso e stress, que podem ser realizadas no mesmo dia ou em dois dias, de acordo com a determinação do médico. Geralmente, o exame completo dura entre 3 e 4 horas.

Como é feito o exame de cintilografia?

  • Continue lendo este artigo de umComo e saiba como é feito o exame de cintilografia. A cintilografia ou cintigrafia, é um exame de imagem que pode ser utilizado nas áreas da oncologia, cardiologia ou clínica médica. Por isso, é possível fazer uma cintilografia óssea, renal, cerebral, da tireoide, do miocárdio e pulmonar.

Quais são os riscos da cintilografia?

  • Apesar da utilização de radiofármacos (o que pode assustar muitas pessoas), a cintilografia é um exame bastante seguro. Mesmo assim, como em todo procedimento médico, existem alguns riscos. Durante a fase de estresse, o paciente pode sentir dores no peito, falta de ar e palpitações.

Como levar roupas para o exame de cintilografia?

  • No dia do exame de cintilografia deve levar roupas confortáveis, principalmente se for realizar uma cintilografia do miocárdio em que também é realizado um teste de esforço. Assim que chegar à clínica no dia do exame de cintilografia, será administrada ao paciente uma injeção venosa que contém o radiotraçador.

Postagens relacionadas: