adplus-dvertising

Como é feito o exame PAAF da tireoide?

Índice

Como é feito o exame PAAF da tireoide?

Como é feito o exame PAAF da tireoide?

“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico Ultrassonografista vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 18151).

Qual o exame mais solicitado para avaliar a tireóide?

  • Exame de sangue. Os exames mais solicitados para avaliar a tireoide são: 1. Dosagem de hormônios da tireoide. A dosagem de hormônios da tireoide através de exame de sangue permite que o médico avalie o funcionamento da glândula, sendo possível verificar se a pessoa possui alterações sugestivas de hipo ou hipertireoidismo, por exemplo.

Como fazer o autoexame da tireoide?

  • O autoexame da tireoide pode ser feito para identificar a presença de cistos ou nódulos na glândula, sendo importante para ajudar a detectar qualquer alteração de forma precoce e prevenir complicações de doenças e deve ser feito, principalmente, por mulheres com mais de 35 anos ou com histórico familiar de problemas na tireoide.

Como é feita a punção da tireoide?

  • Como é feita a Punção da tireoide? Como o próprio nome diz, a punção aspirativa por agulha fina da tireoide se utiliza de uma agulha muito fina para coletar material orgânico dos nódulos identificados na tireoide.

Como verificar a movimentação da tireoide?

  • Observar a movimentação da tireoide e identificar se há qualquer saliência, assimetria. Caso seja notada qualquer alteração da tireoide, é importante procurar o atendimento do endocrinologista ou clínico geral para que seja feita a investigação com exames que podem confirmar ou não uma alteração na tireoide.

Postagens relacionadas: