Quando posso fazer a opção pelo Simples Nacional?
Índice
- Quando posso fazer a opção pelo Simples Nacional?
- Como faço para mudar para o Simples Nacional?
- Qual é o prazo para solicitar a opção pelo Simples Nacional 2021?
- Sou MEI e quero passar para Simples Nacional?
- Quem pode aderir ao Simples Nacional?
- Por que optar pelo Simples Nacional?
- Como acessar o site do Simples Nacional?
- Qual a regulamentação do Simples Nacional?

Quando posso fazer a opção pelo Simples Nacional?
A solicitação de opção pelo Simples Nacional somente pode ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil. Uma vez deferida, produz efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção.
Como faço para mudar para o Simples Nacional?
Para efetuar a alteração de migração para o Simples Nacional, o empreendedor deve entrar no portal da Receita Federal e optar pelo desenquadramento do SIMEI (Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional). Isso deve ser feito até o dia 31 de janeiro.
Qual é o prazo para solicitar a opção pelo Simples Nacional 2021?
60 dias corridos Houve alteração no prazo de opção pelo Simples Nacional para as empresas constituídas a partir de 01/01/2021, sendo este agora para 60 dias corridos após a inscrição no CNPJ, sendo esta opção só podendo ser realizada após a última inscrição DEFERIDA.
Sou MEI e quero passar para Simples Nacional?
Nas duas situações, o MEI deverá solicitar, obrigatoriamente, o desenquadramento como MEI no Portal do Simples Nacional, no site da Receita Federal do Brasil. Vale lembrar que o desenquadramento por opção pode ser realizado a qualquer momento, produzindo efeitos a partir de do primeiro dia do ano subsequente.
Quem pode aderir ao Simples Nacional?
- Outra regra do Simples Nacional quanto a sua adesão é em relação a classificação da atividade econômica. Alguns CNAEs podem aderir ao Simples e outros não. Aqui, devemos levar em consideração o que foi especificado no tópico anterior. Ou seja, não podem aderir ao Simples Nacional empresas que:
Por que optar pelo Simples Nacional?
- Por ser um regime tributário com diversas vantagens, muitas empresas desejam optar pelo Simples Nacional. Entretanto, apenas algumas empresas se encaixam nele. Algumas das regras definidas para a inserção no Simples nacional são: A empresa não pode faturar mais que R$ 4,8 milhões por ano
Como acessar o site do Simples Nacional?
- 1. Acesse o site do Simples Nacional clicando aqui. 2. Clique no link da mensagem abaixo da tabela que surge na tela, informando “Caso você não tenha o código de acesso ou precise alterá-lo ou se esqueceu, clique aqui”. 3. Insira o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela empresa perante a Receita Federal.
Qual a regulamentação do Simples Nacional?
- Porém, ele é regulamentado pela Lei Geral e pode aderir ao Simples se desejar. Outra regra do Simples Nacional quanto a sua adesão é em relação a classificação da atividade econômica. Alguns CNAEs podem aderir ao Simples e outros não. Aqui, devemos levar em consideração o que foi especificado no tópico anterior.