adplus-dvertising

Como faço para deixar o CNPJ inativo?

Índice

Como faço para deixar o CNPJ inativo?

Como faço para deixar o CNPJ inativo?

Para dar baixa no CNPJ é preciso realizar a elaboração do distrato social e verificar algumas pendências no âmbito, federal, estadual e municipal.

Quando uma empresa pode ser considerada inativa?

Uma empresa se dá como inativa, a partir do momento que ela não executa nenhuma atividade operacional ou financeira.

O que é necessário para inativar uma empresa?

Basta solicitar a certidão negativa à Junta Comercial para concluir a baixa no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). O procedimento é simplificado e permite o encerramento das atividades, mesmo se o pagamento de tributos e taxas não estiver em dia. Nesse caso, o empresário terá que assumir os débitos existentes.

O que é CNPJ inativo?

Já o CNPJ inativo corresponde a uma empresa sem movimentação alguma. A Receita Federal pode classificar um CNPJ dessa forma se dentro do período de 30 dias a empresa não realizar qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira – investimentos e aplicações também contam.

Como paralisar temporariamente uma empresa?

O registro da interrupção temporária das atividades, evento 412, deverá ser solicitado exclusivamente pela Internet, utilizando-se a REDESIM, gerando um código de acesso ao pedido, conforme disposto no § 1º do artigo 2º da Portaria 55 da Subsecretaria da Receita Estadual (SRE) de .

Por que o CNPJ é ativo?

  • Com o CNPJ ativo, a empresa continua existindo para o governo e demais entidades, gerando assim, cobranças e obrigações fiscais. Esse pode ser um momento difícil para o empreendedor, dadas as expectativas que muitas vezes foram frustradas com o insucesso do negócio.

Como reativar o CNPJ?

  • Entretanto, a decisão deve ser bem pensada, pois uma vez baixado, não é possível então, reativar o mesmo CNPJ. Caso deseje retomar as atividades será necessário então, abrir um novo registro. Tomada a decisão, é necessário ter alguns cuidados antes de baixar o CNPJ para não ter problemas futuros.

Como utilizar o seu CNPJ como contratante?

  • Ao utilizar o seu CNPJ como contratante, você acaba gerando movimentação financeira na sua empresa, descaracterizando o conceito de empresa inativa. Uma empresa inativa normalmente é uma opção temporária para os empresários que pretendem voltar às atividades no futuro ou, que não possuem capital para o fechamento imediato.

Quando deve ser baixada a inscrição no CNPJ?

  • A baixa de inscrição no CNPJ deve ser solicitada até o quinto dia útil do segundo mês subsequente à ocorrência do evento de extinção. Ou seja, quem encerrar as atividades em janeiro deve encaminhar o processo até 7 de fevereiro (que corresponde ao quinto dia útil).

Postagens relacionadas: