adplus-dvertising

Para que serve o exame de bilirrubina Total e Frações?

Índice

Para que serve o exame de bilirrubina Total e Frações?

Para que serve o exame de bilirrubina Total e Frações?

O exame de bilirrubina total e frações serve para avaliar o funcionamento do fígado do paciente. A avaliação de bilirrubina total e frações costuma ser indicada para pacientes com icterícia, além de pacientes que possuem Hepatite ou mesmo que possuem quadros de alcoolismo ou abuso de drogas.

O que é bilirrubina no exame de sangue?

A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina. A dosagem de bilirrubina no sangue serve, portanto, para avaliar o funcionamento do fígado.

O que acontece quando a bilirrubina está alta?

Em excesso, a bilirrubina se deposita na pele, parte branca dos olhos e mucosas, deixando a pele e os olhos amarelados, uma condição conhecida como icterícia.

Quantas horas de jejum para fazer exame de bilirrubina?

ExamesTempo de Jejum
BILIRRUBINAS2 horas
CALCIO2 horas
COAGULOGRAMA4 horas
COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES12 horas

O que fazer quando a bilirrubina está alta?

Como tratar: além da fototerapia para controlar a quantidade de bilirrubina no sangue, o tratamento é feito, geralmente, com transfusão sanguínea e, em alguns casos, podem ser feitos medicamentos para controlar a imunidade.

Quando pedir bilirrubinas?

A dosagem das bilirrubinas no sangue é solicitada quando há suspeita de anemia hemolítica ou de doença hepática ou das vias biliares. Nesses casos, em geral, também é solicitada com outros exames.

Como ocorre a degradação da bilirrubina?

Essas moléculas são excretadas nas fezes, em sua maioria, e pequena parte é reabsorvida através da mucosa intestinal e volta ao fígado pelo sistema porta, constituindo o ciclo entero-hepático da bilirrubina; e cerca de 5% são excretados na urina pelos rins.

O que é bilirrubina direta aumentada?

O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.

Quantas horas de jejum para fazer exame de lipidograma?

De acordo com o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, o jejum para a realização do lipidograma não é obrigatório. A necessidade, ou não, depende do tipo de análise solicitada. Para pedidos com glicemia, por exemplo, recomenda-se o jejum máximo de 14 horas.

Como é feito o exame de bilirrubinas?

  • Bilirrubinas – Diagnosticando doenças hepáticas e biliares. O exame conhecido normalmente como bilirrubina total e frações que é a bilirrubina total BT, bilirrubina direta BD e bilirrubina indireta BI, é realizado pelo laboratório clínico em amostras de sangue. O médico solicita este exame ao observar sintomas em seu paciente que mostre uma ...

Qual a diferença entre bilirrubina total e direta?

  • Bilirrubina total e bilirrubina direta são medidas diretamente no sangue, enquanto os níveis de bilirrubina indireta são derivadas das medições de total e bilirrubina direta. Quando os níveis de bilirrubina estão elevados, a pele e a parte branca dos olhos podem apresentar aspecto amarelo (icterícia).

Quando os níveis de bilirrubina estão elevados?

  • Quando os níveis de bilirrubina estão elevados, a pele e a parte branca dos olhos podem apresentar aspecto amarelo (icterícia). Icterícia pode ser causada por doença hepática ( hepatite ), desordens hematológicas (anemia hemolítica), ou bloqueio dos tubos (ductos biliares), que permitem a passagem de bílis do fígado ao intestino delgado.

Como medir os valores de bilirrubina no sangue?

  • Medir os valores de bilirrubina no sangue é importante para avaliar o funcionamento adequado do fígado e ajudar a diagnosticar ou acompanhar doenças como cálculo biliar, cirrose e hepatite. Os valores e referência da bilirrubina total e frações (direta e indireta) podem variar de laboratório para laboratório.

Postagens relacionadas: