O que foi a Escolástica e qual foi o seu maior representante?
![O que foi a Escolástica e qual foi o seu maior representante?](https://i.ytimg.com/vi/4bMzOHlg0yw/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCFYpZvlD3_bDv2c8Jnw0SOHaItyg)
O que foi a Escolástica e qual foi o seu maior representante?
A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.
Qual a relação entre a moral e a ética?
- Filosofia. Introdução A moral e a Ética dentro dos conceitos filosóficos, possuem diferentes significados. A moral está associada aos costumes, regras, convenções estabelecidas pela sociedade e tabus. Já a Ética está associada aos valores morais que dão orientação ao comportamento humano na sociedade.
Qual a origem do termo escolástica?
- O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.
Qual o fundamento da ética?
- A ética tem como fundamento explicar as regras e comportamentos morais do ser humano de maneira racional e científica, através de legislações que legitimam este comportamento perante a sociedade. Já a moral está relacionada com o conjunto de regras aplicadas no cotidiano por cada cidadão, conforme seu próprio entendimento entre o que é certo ou ...
Qual a origem dessas teorias éticas?
- Outras teorias éticas surgiram no século XIX para explicar a questão da moral e da ética, entre elas o utilitarismo, criado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham e finalizado pelo filósofo inglês John Stuart Mill. O utilitarismo afirma que a moralidade de uma ação não está na ação em si, mas em sua finalidade e nos resultados dela.