Por que a tuberculose continua sendo um desafio para a sociedade e as autoridades sanitárias apesar da cura?
Índice
- Por que a tuberculose continua sendo um desafio para a sociedade e as autoridades sanitárias apesar da cura?
- Qual é a principal causa do insucesso no tratamento da tuberculose?
- Porque muitas pessoas abandonam o tratamento da tuberculose?
- Como é a recuperação da tuberculose?
- Quais as medidas para diagnóstico e controle de transmissão da tuberculose?
Por que a tuberculose continua sendo um desafio para a sociedade e as autoridades sanitárias apesar da cura?
A tuberculose continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo. Apesar de já existirem recursos tecnológicos capazes de promover seu controle, ainda não há perspectiva de obter-se, em futuro próximo, sua erradicação, a não ser que novas vacinas ou tratamentos sejam descobertos.
Qual é a principal causa do insucesso no tratamento da tuberculose?
Um dos principais motivos de abandono de tratamento da TB está associado ao consumo de drogas,2,9,12 em especial, ao consumo de álcool1-2,11-12,15 e ao tabagismo. A TB pulmonar está associada ao etilismo e ao tabagismo em 20,6%, ao tabagismo em 19,8%, ao etilismo em 16,6%.
Porque muitas pessoas abandonam o tratamento da tuberculose?
Os motivos de abandono registrados nos prontuários e verbalizados pelos pacientes incluíram entre outros, os motivos Econômico-Financeiro e Tratamento da TB. Mesmo que o Programa tenha dado o caso por encerrado como alta por abandono, o processo de comunicação entre o serviço e o paciente não deveria findar.
Como é a recuperação da tuberculose?
O tratamento da tuberculose pode ser demorado e durar entre 6 meses a 2 anos, mas geralmente os sintomas melhoram após o primeiro mês da toma dos antibióticos indicados pelo pneumologista. Por isso, é muito importante continuar tomando os antibióticos pelo tempo indicado pelo médico para garantir a cura da doença.
Quais as medidas para diagnóstico e controle de transmissão da tuberculose?
O emprego de medidas de controle de infecção também faz parte das ações de prevenção da doença, tais como: manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar (higiene da tosse); e evitar aglomerações.