adplus-dvertising

Qual a importância da cultura indígena para a educação?

Índice

Qual a importância da cultura indígena para a educação?

Qual a importância da cultura indígena para a educação?

A educação indígena trata-se então, do processo na qual se internaliza no indivíduo diversos valores coerentes com a sociedade em questão, além de um modo de ser, o que mantém a reprodução e a sobrevivência da cultura, transmitindo atitudes, crenças e hábitos considerados necessários.

Qual a importância da influência dos indígenas para a formação do povo brasileiro?

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

Qual é a importância dos povos indígenas para nossa história e sociedade?

As populações indígenas do mundo preservaram uma vasta quantidade da história cultural da humanidade. Os povos indígenas falam a maioria das línguas mundiais. Herdaram e passaram adiante um rico conhecimento, formas artísticas e tradições religiosas e culturais.

Como fazer a leitura do livro de Literatura indígena?

  • O professor deixará, nesse momento, que os alunos respondam livremente essas perguntas, expondo seus conhecimentos iniciais a respeito da cultura indígena e complementará as respostas, caso seja necessário. Em seguida, o professor realizará a leitura do Livro de Literatura: O menino Poti de Ana Maria Machado e Claudius. Editora: Salamandra.

Como trabalhar com a cultura indígena?

  • Propiciar a interação dos alunos, em grupo, através de trabalhos orientados sobre a cultura indígena. Trabalhar a linguagem oral, através da apresentação dos trabalhos em grupo. Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos. O aluno deverá estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Como integrar a história e a geografia no ensino médio?

  • No Ensino Médio, à História e à Geografia integram-se e articulam-se a Filosofia e a Sociologia. (SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2010, p.26)

Postagens relacionadas: