O que é preciso fazer para organizar a visita ao museu?
Índice
- O que é preciso fazer para organizar a visita ao museu?
- Quais os objetivos de uma visita ao museu?
- O que podemos aprender visitando museu?
- Qual é o órgão responsável por promover através do museu um ambiente com educação pesquisa e entretenimento?
- O que não se deve fazer no museu?
- O que é uma visita de campo?
- Qual a diferença entre a visita guiada e a visita mediada?
- Porque as pessoas vão aos museus?
- Porque as pessoas não vão ao museu?
- Como montar um museu?
- Qual a ideia principal de um museu?
- Por que escolher um museu?
- Qual o projeto museológico para a criação de um museu?
O que é preciso fazer para organizar a visita ao museu?
- Pesquise sobre o museu. Acesse o site do museu para saber um pouco sobre a história da instituição e seu acervo. ...
- Faça uma visita prévia. ...
- Organize uma roda de conversa. ...
- Acolha os alunos. ...
- Identificação do grupo. ...
- Faça com que os alunos entendam a visita. ...
- Escolha as obras. ...
- Faixa-etária.
Quais os objetivos de uma visita ao museu?
O museu é por excelência um local de observação, interação e reflexão. Diversas histórias são ali contadas, de outras épocas, outros povos, diferentes maneiras de agir e pensar. É um lugar simbólico que oferece experiências educativas e divertidas. Uma visita pode ser muito estimulante para as crianças.
O que podemos aprender visitando museu?
Aprendizado. O museu é uma excelente alternativa para aprender mais sobre cultura além do formato convencional das escolas. As exposições de arte podem ajudar as crianças a perceberem e refletirem sobre os sentimentos que surgem quando se deparam com uma obra — o que ajuda no aprendizado da autoexpressão.
Qual é o órgão responsável por promover através do museu um ambiente com educação pesquisa e entretenimento?
A missão do Ibram é promover a valorização dos museus e do campo museal, a fim de garantir o direito às memórias, o respeito à diversidade e a universalidade de acesso aos bens musealizados. Visa tornar-se referência na gestão de políticas públicas e na geração e difusão de conhecimento para o campo museológico.
O que não se deve fazer no museu?
6 coisas para não fazer no museu (em hipótese alguma)
- Você não deve fechar o museu só para você ...
- Você não deve encostar nas obras. ...
- Você não deve atrapalhar as outras pessoas. ...
- Você não deve usar pau de selfie. ...
- Você não deve dar seu toque pessoal nas obras. ...
- Você não deve entrar primeiro na lojinha de souvenirs.
O que é uma visita de campo?
É uma visita oficial que pode ser feita a empresas, instituições, centros científicos, escola e universidades. Geralmente é feita por um grupo de alunos devidamente orientados, mas pode ocorrer visitas técnicas para o trabalho técnico.
Qual a diferença entre a visita guiada e a visita mediada?
“O termo visita guiada é utilizado por guias - visita discursiva do guia para um público ouvinte. Visita mediada, que acontece no serviço educativo, indica uma visita com a participação do visitante, ou seja, seus conhecimentos e participação são levados em conta pelo educador”, explica Luciana.
Porque as pessoas vão aos museus?
As pessoas vão ao museu porque eles guardam a história de um povo e visitá-los nos possibilita entender quem somos e saber mais sobre o mundo em que vivemos.
Porque as pessoas não vão ao museu?
O trabalho ouviu frequentadores e não frequentadores de todo o País. Desse grupo, 81% definem museus como prédios antigos, 65% acreditam que eles têm função de aprendizagem, 51% acham que são bons para as férias e 50% consideram que são para ir uma vez na vida.
Como montar um museu?
- Isso vai depender muito do local escolhido, mas se existe algo sobre como montar um museu que é importante é a questão da ventilação e da iluminação. Isso porque dependendo dos artigos ou obras que você vai trabalhar, esses aspectos podem danificar ou manter em bom estado. O projeto sonoro é muito importante também.
Qual a ideia principal de um museu?
- A ideia principal de um museu é levar cultura à população. Ele tanto pode ser construído com base em objetos e coisas de épocas anteriores para dar conhecimento à população sobre um momento, como também pode ser feito em relação à vida de alguém (como no caso da casa de Jorge Amado que se transformou em museu na Bahia).
Por que escolher um museu?
- Umas das coisas que mais chama a atenção de empreendedores ao escolher um local para instalação de um museu é a história. Por isso é muito comum que você encontre museus em antigos casarões ou locais que antes tinham uma função específica, como portos, engenhos e outras coisas.
Qual o projeto museológico para a criação de um museu?
- 1. Projeto Museológico Para a Criação de um Museu O Projeto Museológico é o primeiro passo para a criação de um museu. Ele apresenta a identidade institucional, constituindo-se de um projeto basilar, comparado a “ espinha dorsal ” do museu. Nele são apresentados os Diagnósticos para a Criação e Implantação do Museu, a saber, a sua vocação.