O que é a teoria do efeito estético?
O que é a teoria do efeito estético?
Iser e a Teoria do Efeito Estético O estético é caracterizado pelo fato de que ele não se cristaliza, já que é sempre atualizado pelo efeito que o texto provoca no leitor.
O que é o prazer estético?
Segundo o autor o prazer estético, ou alegria estética, é um prazer diferente dos demais e, apesar de ser algo real, se dá por meio de um irreal. Sartre adverte que se deve ter cuidado para não confundir o prazer dos sentidos com o prazer estético porque esse último só pode ser alcançado no irreal.
O quê Iser considera texto?
Wolfgan Iser é um dos representantes da Estética da Recepção, cuja teoria argumenta que o texto é um tecido ou encadeamento de palavras, pelo qual se escreve o mundo. O ato de ler não é somente um deciframento, mas uma atribuição de significado, de preenchimento de lacunas, de relacionamento com outros textos.
Qual a relação entre estética e literatura?
- Tratar da relação entre Estética e literatura exige uma abordagem com um viés duplo: do ponto de vista da teoria estética a literatura sempre ocupou um local central. A Estética, desde seus primórdios – antes mesmo do surgimento propriamente dito da disciplina “Estética” no século 18 –, ocupa-se de textos da literatura.
Como a arte pode contribuir para a educação estética?
- Resumo:Este artigo discute como a arte, em especial, a literatura, pode contribuir para a educação estética do sujeito principalmente no ambiente escolar. Tendo em vista que a literatura é arte, faz-se necessário observar que
Qual a origem da estética?
- Já do ponto de vista da produção literária e da disciplina que a estuda, a teoria literária, a Estética aportou importantes idéias e deixou naquela última uma marca profunda, impossível de ser contornada. Desde a Antiguidade greco-romana a teoria das artes foi pensada a partir dos tratados de poética.
Qual a função da literatura enquanto arte?
- funÇÕes da literatura enquanto arte 1) lÚdica : tem por objetivo divertir, proporcionar prazer. para os gregos a arte tinha uma funÇÃo hedonÍstica, ou seja, devia causar prazer, retratando o belo. para eles, o belo, na arte, ocorria na medida em que a obra era verossÍmil, isto É, semelhante À verdade ou À natureza;