Quais as consequências da precarização do trabalho no Brasil?
Índice
- Quais as consequências da precarização do trabalho no Brasil?
- O que é trabalho precarizado como o trabalho precarizado afeta a sociedade?
- Qual a importância da precarização do trabalho?
- Qual a diferença entre precariedade e trabalho precário?
- Como se torna o trabalhador precarizado?
- Por que os conflitos e a precarização no mundo do trabalho?
Quais as consequências da precarização do trabalho no Brasil?
A precarização dos vínculos empregatícios tem um caráter expansivo que provoca tanto a desestabilização quanto a segmentação do mercado de trabalho e se reflete no agravamento das desigualdades sociais (Linares, 2013).
O que é trabalho precarizado como o trabalho precarizado afeta a sociedade?
Precarização do trabalho é o afrouxamento do vínculo empregatício. A pessoa trabalha numa empresa sem a estabilidade de um concurso ou da carteira assinada, como uma maneira de reduzir custos, já que não recolhimento de INSS, FGTS, DSR, entre outros.
Qual a importância da precarização do trabalho?
- A precarização do trabalho significa o desmonte dos direitos trabalhistas. Daí a importância de refletir sobre essa temática, sobre a lógica perversa do capitalismo, avaliando formas de manter garantias ao trabalhador, que é o lado mais frágil desse conflito.
Qual a diferença entre precariedade e trabalho precário?
- “Precariedade” e “trabalho precário” 1Jean -Claude Barbier, num artigo publicado em 2005, analisa a utilização do termo precariedade em França, dizendo que, desde o fi nal dos anos 70, é um termo utilizado correntemente quer no discurso político, quer na investigação, e que contém uma grande diversidade de sentidos.
Como se torna o trabalhador precarizado?
- O trabalhador precarizado, torna-se um consumidor precarizado, sem dinheiro para consumir e isso engessa o desenvolvimento econômico e social, sem contar que teremos a cada dia menos poupança, mais doenças ocupacionais, enfim.
Por que os conflitos e a precarização no mundo do trabalho?
- Os conflitos e a precarização no mundo do trabalho são causados basicamente pela divergência de interesses entre as classes sociais. Considerando-se que a sociedade capitalista é dividida em classes sociais, como já dizia Karl Marx, é fato que essas classes têm interesses antagônicos.