O que é uma praga primária?
Índice
- O que é uma praga primária?
- O que é uma praga secundária?
- O que são pragas ocasionais e secundárias?
- O que são pragas associadas?
- O que é um inimigo natural?
- Como acabar com pragas de grãos?
- Quais os principais tipos de pragas encontradas no armazenamento de grãos?
- Por que os insetos se tornam pragas?
- Quais são as pragas primárias?
- Quais são as pragas primárias do trigo?
- Por que as pragas primárias se alimentam do Grão?
- Por que os grãos estão infestados por pragas primárias?
O que é uma praga primária?
São aquelas que ocorrem todos os anos, em altas populações, provocando danos econômicos e por isso requer medidas de controle. O ácaro da ferrugem, a orthezia a larva minadora (em viveiro ou pomar novo), a cochonilha escama farinha e broca do tronco, são consideradas pragas primárias.
O que é uma praga secundária?
Como pragas secundárias são consideradas aquelas que embora causem injúrias à cultura, raramente provocam danos econômicos. Para o estabelecimento de um controle racional no campo, a identificação do inseto e o conhecimento dos seus danos e sintomas são informações fundamentais.
O que são pragas ocasionais e secundárias?
5.2.2 Pragas ocasionais ou secundárias: São aqueles que raramente atingem o nível de controle. Exemplo: Ácaros na cultura do café.
O que são pragas associadas?
As pragas de grãos podem ser classificadas como pragas primárias e secundárias, associadas ou de infestação cruzada de acordo com suas características biológicas e ecossistema. As primárias danificam grãos sadios, as secundários atacam grãos já quebrados e com defeito. As associadas não danificam diretamente o grão.
O que é um inimigo natural?
Os inimigos naturais são agentes de controle biológico e contribuem para a mortalidade natural das pragas no campo, isto é, são aliados dos agricultores no combate às pragas agrícolas e têm ação positiva para o equilíbrio do agroecossistema.
Como acabar com pragas de grãos?
Métodos de prevenção de pragas de grãos Assegurar que os mais elevados padrões de higiene, saneamento básico e práticas de limpeza são mantidos - limpe todos os resíduos e restos de alimentos e evite o acumulo de poeira nas instalações, máquinas, equipamentos, veículos de transporte e armazenamento.
Quais os principais tipos de pragas encontradas no armazenamento de grãos?
Como identificar as 7 principais pragas de armazenamento
- Gorgulho dos cereais – Rhyzopertha dominica.
- Gorgulhos do arroz e milho – Sitophilus oryzae e S. ...
- Besouro castanho – Tribolium castaneum.
- Besourinho-do-fumo – Lasioderma serricorne.
- Oryzaephilus surinamensis.
- Sitotroga cerealella.
- Traça-dos-cereais – Ephestia kuehniella.
Por que os insetos se tornam pragas?
Geralmente tornam-se pragas as espécies não nativas de um local que ao serem introduzidas nele se reproduzem de forma a prejudicar o equilíbrio ecológico, podendo ocasionar até mesmo a extinção das espécies nativas. Mas outros fatores, também podem ocasionar o surgimento de uma praga.
Quais são as pragas primárias?
- As primárias são aquelas que ocorrem todos os anos, em altas populações, nas lavouras, provocando danos econômicos e, por isso, requerem medidas de controle. São consideradas pragas primárias o ácaro-da-ferrugem, a larva-mineradora (em viveiros ou pomar novo), a cochonilha-escama-farinha e
Quais são as pragas primárias do trigo?
- Além do dano direto nos grãos ou sementes, as pragas primárias facilitam o ataque de pragas secundárias, que se beneficiam dos grãos danificados para se alimentar. Considerada a principal praga de armazenamento na cultura do trigo, esse inseto é popularmente conhecido como o gorgulho ou besouro dos cereais e farinhas.
Por que as pragas primárias se alimentam do Grão?
- Já as pragas primárias externas se alimentam da parte externa do grão. Além do dano direto nos grãos ou sementes, as pragas primárias facilitam o ataque de pragas secundárias, que se beneficiam dos grãos danificados para se alimentar.
Por que os grãos estão infestados por pragas primárias?
- Essas pragas podem apresentar infestação tanto dos grãos em campo como no armazém. Os danos decorrentes do ataque dessa praga são a redução de peso e qualidade do grão. O besouro castanho é uma praga secundária. Sendo assim, sua presença indica que os grãos já estão infestados por pragas primárias.