O que é potência reativa capacitiva?
O que é potência reativa capacitiva?
Potência Capacitiva: É a potência que, por ter a corrente adiantada em relação à tensão, compensa a Potência Reativa, que tem a corrente atrasada. Potência Indutiva: É gerada por equipamentos puramente resistivos.
O que é potência indutiva?
Uma carga indutiva (por exemplo, motor elétrico), possui um atraso da corrente em relação à tensão. Essa particularidade faz com que parte da energia seja “devolvida” pela fiação elétrica (potência reativa).
Como calcular potência capacitiva?
A fórmula para o fator de potência, também representada por Fp, é Watts dividido por Volt-amperes. Você deve ter uma equação assim: 78,11/169,. Isso também pode ser expresso em porcentagem, portanto, você multiplica .
Qual a potência indutiva?
- Potência Indutiva: É gerada por equipamentos puramente resistivos, onde o fator de potência é 1 e não prejudica o SEP. kVA é a potência aparente que as concessionárias compram das geradoras, que equivale à caneca de chopp cheia que compramos em uma choperia;
Qual a potência reativa?
- Potência Reativa: é a potência gerada quando do funcionamento de determinados equipamentos e que geram fator de potência alto e, quando retornam ao Sistema Elétrico de Potência – SEP, prejudicam as redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica, por ter a corrente elétrica atrasada em relação à tensão.
Quais são as diferenças entre potência instantânea e reativa?
- - Principais diferenças entre potência ativa e reativa. A potência instantânea possui dois componentes: potência ativa e potência reativa, sendo a potência aparente a combinação dessas duas.
Qual a relação entre as potências ativas e reativas?
- As potências ativas e reativas possuem uma relação natural entre elas. Na verdade, a potência reativa depende linearmente da potência ativa através do fator de potência (cosseno do ângulo entre elas). A potência aparente é representada pela soma fatorial dessas. O conjunto forma o que se denomina de Triângulo de Potência.