adplus-dvertising

Como é o exame de contraste?

Índice

Como é o exame de contraste?

Como é o exame de contraste?

Exames contrastados são testes radiológicos que utilizam meios de contraste para evidenciar determinadas partes anatômicas. Radiografias, tomografias e exames de ressonância magnética são exemplos de procedimentos radiológicos que podem utilizar meios de contraste.

Para que serve o exame de contraste?

Os contrastes são substâncias químicas que têm a função de realçar áreas específicas do corpo, delimitando e diferenciando tecidos normais de lesões ou processos inflamatórios, por exemplo. A diferenciação pode ser obtida por alterações de sinal (Ressonância Magnética) ou por opacificação (Tomografia).

Quais são os tipos de contrastes usados para os exames de imagem?

Os contrastes dos exames de radiologia e diagnóstico por imagem podem ser de três substâncias: o bário, iodo e gadolínio. O raio-x e a tomografia, em geral, utilizam bário ou iodo, enquanto na ressonância magnética é utilizado o gadolínio.

Por que o contraste é obrigatório em exames de imagem?

  • Certos tecidos, órgãos e vasos sanguíneos do corpo só são evidenciados pelo exame a partir da administração do contraste. Além disso, o que muitos pacientes não sabem é que o uso do contraste em exames de imagem não é obrigatório, apenas uma recomendação médica a depender da necessidade clínica.

Quais os riscos do exame com contraste?

  • Sim, o exame com contraste possui alguns riscos que iremos abordar aqui. No entanto, ressalta-se que sua administração é muito segura se feita por profissionais responsáveis que utilizem métodos para prevenir possíveis reações. Além disso, quando recomendado, ele é fundamental para o diagnóstico preciso de diversas patologias.

Como saber se o paciente pode usar o contraste?

  • Como saber se o paciente pode usar o contraste? O contraste com gadolínio não costuma causar complicações. No entanto, é preciso conhecer o histórico do paciente, que deve informar se possui alguma alergia a medicamentos, ou tem insuficiência renal.

Como fazer o exame de tomografia com contraste?

  • Alguns cuidados simples após o exame de tomografia com contraste ajudam a diminuir os riscos de efeitos colaterais, além de estimular que a substância seja expelida mais rapidamente para fora do organismo.

Postagens relacionadas: