O que é potência e eficácia de um farmaco?

O que é potência e eficácia de um farmaco?
A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.
Por que uma planta medicinal pode ser chamada de medicamento?
- Veja também: Dr. Drauzio explica a diferença entre remédio e medicamento Mas se a gente for pensar mais a fundo, essa resposta não tira algumas dúvidas. Por que uma planta medicinal, que às vezes ajuda a aliviar um sintoma, não pode ser chamada de medicamento?
Qual a eficácia de um medicamento?
- A eficácia difere da eficiência na medida em que leva em conta o quanto o medicamento em uso no mundo real funciona bem. Muitas vezes, um medicamento que é eficiente em estudos clínicos não é muito eficaz na sua utilização concreta.
Qual é a ação de um medicamento?
- A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
Qual é a diferença entre remédio e medicamento?
- Em resumo, a resposta é fácil. Um medicamento é um produto feito por farmácias de manipulação ou indústrias farmacêuticas para prevenir e tratar doenças ou aliviar sintomas. Veja também: Dr. Drauzio explica a diferença entre remédio e medicamento . Mas se a gente for pensar mais a fundo, essa resposta não tira algumas dúvidas.