Que não constitua sanção ao ato ilícito?
Índice
- Que não constitua sanção ao ato ilícito?
- É possível que o tributo se constitua em sanção de ato ilícito?
- É possível a tributação sobre valores oriundos de crimes?
- Quais são os limites do poder tributar?
- Será que as taxas de tributação aplicáveis nos dois países serão diferentes?
- Qual a importância do Direito tributário?
- Quais são as áreas do Direito tributário?
Que não constitua sanção ao ato ilícito?
Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
É possível que o tributo se constitua em sanção de ato ilícito?
De acordo com art. 3º do Código Tributário Nacional, um tributo não pode ser a sanção de um ato ilícito, ou seja, não tem a função de proibir um ato contrário a lei.
É possível a tributação sobre valores oriundos de crimes?
1. É possível a tributação sobre rendimentos auferidos de atividades ilícitas, seja de natureza civil ou penal; o pagamento de tributo não é uma sanção, mas uma arrecadação, decorrente de renda ou lucro percebidos, mesmo que obtidos de forma ilícita, 2.
Quais são os limites do poder tributar?
- Os limites do poder de tributar devem ser observados sob pena de inconstitucionalidade, o principio da legalidade visa proteger o contribuinte que não poderá ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, ele impede abusos por parte das autoridades e uma possível discricionariedade na cobrança dos tributos
Será que as taxas de tributação aplicáveis nos dois países serão diferentes?
- Deve ter em conta que as taxas de tributação aplicáveis nos dois países serão, muito provavelmente, diferentes.
Qual a importância do Direito tributário?
- Qual a importância do direito tributário? O direito tributário adquire notória importância em razão de sua alargada repercussão: todos os indivíduos estão sujeitos à tributação . E quaisquer alterações, sejam legislativas ou hermenêuticas, podem importar em ônus ao cidadão ou ao Estado.
Quais são as áreas do Direito tributário?
- No direito tributário, por exemplo, utilizam-se conceitos e institutos de direito administrativo, direito civil, direito ambiental, direito do trabalho, etc. Qualquer recorte que ignore as demais áreas do direito possui sentido tão somente para estudo da matéria (autonomia didática), com enfoque em seus princípios e regras específicos.