adplus-dvertising

Como é feito o diagnóstico de uma comunicação buço sinusal *?

Índice

Como é feito o diagnóstico de uma comunicação buço sinusal *?

Como é feito o diagnóstico de uma comunicação buço sinusal *?

O diagnóstico da comunicação buco- -sinusal é possível pela manobra de Valsalva em paciente sob anestesia local ou local assistida com sedação.

O que é comunicação buço sinusal?

A comunicação buco-sinusal é uma das complicações mais frequentes após extrações dentais na região maxilar posterior principalmente o primeiro molar. O tratamento inclui três tipos de procedimentos cirúrgicos: Retalho Palatino, Retalho Vestibular e uso de Bola adiposa de Bichat, dependendo de cada caso em particular.

Qual a diferença entre uma fístula é uma comunicação buço sinusal?

Comunicação buco sinusal é uma comunicação patológica que ocorre entre a cavidade oral e o seio maxilar e quando esta comunicação sofre epitelização passa a ser chamada de fístula buco sinusal.

O que é fístula buço sinusal?

Fístula buco-sinusal é uma ocorrência patológica comum, em que ocorre uma abertura ou comunicação do seio maxilar com a cavidade bucal1 como resultado de uma perda de tecido mole e duro que normalmente separa os dois compartimentos2.

Como evitar comunicação buço sinusal?

Deve-se utilizar antibióticos (primeira escolha são as penicilinas), para evitar o desenvolvimento de sinusite maxilar, durante 7 dias. Além disso, deve-se indicar o uso de descongestionante nasal para manter o óstio do seio maxilar operante.

Como tratar sinusite maxilar?

O tratamento é indicado por um otorrinolaringologista e depende da causa e da gravidade da sinusopatia, no entanto, consiste principalmente na lavagem nasal com soro fisiológico e remédios para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de antibióticos para pessoas com sinusopatia bacteriana.

O que fazer quando ocorre comunicação buço sinusal?

Em comunicação buco-sinusal menores que 2mm de diâmetro, o tratamento mais indicado é a estabilização do coágulo e preservação do mesmo no local da extração. Não é necessário o levantamento adicional de retalho de tecido mole.

Quais os sintomas de comunicação Bucosinusal?

Os pacientes acometidos de uma fístula buco-sinusal exibem geralmente sintomas como a passagem de líquidos para o nariz, timbre nasal, transtornos na deglutição de líquidos e alimentos, halitose, coriza, paladar alterado, obstrução nasal unilateral, dor na face ou cefaléia frontal (quando de sinusite maxilar aguda), ...

O que fazer quando há comunicação buço sinusal?

Sob o aspecto cirúrgico, o fechamento pode ser feito por retalho vestibular com ou sem rotação do tecido adiposo da bochecha, retalho palatino ou sutura oclusiva em casos de menor extensão.

Quais são as causas de uma comunicação buço sinusal?

A comunicação buco-sinusal é uma complicação que pode ocorrer após a exodontia de pré-molares e molares superiores. Isso acontece devido a proximidade das raízes com o seio maxilar. A comunicação permite acesso da cavidade oral ao seio, fazendo com que a flora bacteriana seja alterada.

Quais são os sintomas da comunicação buco sinusal?

  • Além disso, alguns outros sintomas comuns para casos como esses são sinusites, mau hálito, alterações na voz e no paladar e dores na face ou na cabeça. Confirmação da comunicação buco sinusal. Exames radiográficos são indicados para chegar ao diagnóstico de comunicação buco sinusal.

Será que a comunicação foi percebida na hora da cirurgia?

  • Sendo assim, ele fará na hora a aproximação dos bordos da mucosa para fechar o alvéolo e eliminar a comunicação, suturando como se não houvesse amanhã. Tardio: se a comunicação não foi percebida na hora da cirurgia, o cirurgião-dentista primeiro vai tratar qualquer possível infecção.

Quando devem ser encaminhados para o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial?

  • Indica-se o encaminhamento para o cirurgião buco-maxilo-facial no mesmo dia. Os pacientes devem ser acompanhados durante várias semanas, a fim de se garantir a cura completa. Se a comunicação oroantral não fechar em até 2 semanas, devem ser encaminhados para o cirurgião bucomaxilofacial.

Postagens relacionadas: