O que é política de impostos?
Índice
- O que é política de impostos?
- O que é política fiscal Qual seu objetivo?
- Como funciona a política fiscal?
- Quais os benefícios da política fiscal?
- O que é política monetária e política fiscal?
- O que é política monetária e qual a sua função?
- O que é uma política fiscal e como pode ser usada para o controle do desemprego na economia?
- Qual é a política orçamental?
- Qual a execução orçamentária?
- Como é utilizado o orçamento?
- Qual o Planejamento Orçamentário no Brasil?

O que é política de impostos?
A Política Fiscal é um conjunto de medidas adotadas pelo governo com a finalidade de equilibrar as contas públicas. Existem dois tipos de política fiscal, a restritiva e a expansionista que é definida de acordo com o momento econômico que o país vivencia.
O que é política fiscal Qual seu objetivo?
A política fiscal ajuda no controle econômico do Brasil por meio do equilíbrio entre receitas e despesas. Por sua vez, as outras têm objetivos diferentes. A política monetária tem como foco o controle da circulação da moeda nacional. O principal instrumento é a taxa básica de juros, a Selic.
Como funciona a política fiscal?
Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. ... A função redistributiva visa assegurar a distribuição equitativa da renda.
Quais os benefícios da política fiscal?
Os incentivos fiscais são benefícios relacionados à carga tributária, concedidos pela administração pública para atrair empresas para determinada região ou estado. Tais incentivos podem ter a forma de redução da alíquota de imposto, ou isenção, por exemplo.
O que é política monetária e política fiscal?
política monetária: controle da quantidade de moeda na economia; política fiscal: manter o equilíbrio entre receitas (arrecadações) e gastos públicos; política cambial: administrar as taxas de câmbio.
O que é política monetária e qual a sua função?
A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. As medidas impactam diretamente na inflação e na taxa de juros do país, estimulando ou retraindo a economia dependendo do cenário que se apresenta.
O que é uma política fiscal e como pode ser usada para o controle do desemprego na economia?
Política Fiscal é a manipulação dos tributos e dos gastos do governo para regular a atividade econômica. Ela é usada para neutralizar as tendências à depressão e à inflação. É o Estado, nas suas funções, fazendo uso de sua política de gastos – despesa pública ou de tributação – receita pública.
Qual é a política orçamental?
- A política orçamental, ou política fiscal, é um ramo da política econômica que define o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômica, amortecendo as flutuações dos ciclos económicos e ajudando a manter uma economia crescente, o pleno emprego e ...
Qual a execução orçamentária?
- Havendo orçamento e não existindo o financeiro, não poderá ocorrer a despesa. Por outro lado, pode haver recurso financeiro, mas não se poderá gastá-lo, se não houver a disponibilidade orçamentária. Em conseqüência, pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no Orçamento ou Lei Orçamentária Anual - LOA.
Como é utilizado o orçamento?
- O orçamento vem sendo utilizado há muitas décadas pela indústria e várias técnicas na elaboração de orçamentos foram publicadas e praticadas em grandes empresas pelo mundo. As novas tecnologias e o avanço das técnicas de gestão desenvolveram vários tipos de orçamentos, como:
Qual o Planejamento Orçamentário no Brasil?
- O Planejamento orçamentário no Brasil é regulado por um conjunto de normas que incluem leis, portarias e normativas dos órgãos de controle. Além disso, em alguns estados, os órgãos de controle (Tribunais de Contas) padronizam as informações orçamentárias através de sistemas eletrônicos de registro e acompanhamento.