O que é a lâmina basal e quais são suas funções?

O que é a lâmina basal e quais são suas funções?
A lâmina basal permite a adesão entre o epitélio e o tecido conjuntivo e é uma barreira de filtração seletiva para as substâncias que se movimentam entre esses dois tecidos.
O que a diferencia da lâmina basal?
A lâmina basal separa e prende o epitélio ao tecido conjuntivo subjacente. ... A membrana basal é formada pela lâmina basal juntamente com fibras reticulares e complexos de proteoglicanas e glicoproteínas, sendo, visível ao microscópio óptico quando utilizamos técnicas específicas, como o PAS (ácido periódico de Schiff ).
Como é identificada a membrana basal?
- Esta estrutura é identificada como a membrana basal. Em sua composição está inserida a lâmina basal do epitélio, mas somam-se nesta visualização, também, os componentes do tecido conjuntivo envolvidos na ancoragem da lâmina basal aos elementos de sua matriz representados por:
Como as superfícies estão em contato com a membrana basal?
- As superfícies basais estão em contato com a membrana basal subjacente. Como tanto a superfície lateral como a basal estão ajustadas para interagir com as estruturas vizinhas, elas são frequentemente mencionadas juntas, como superfície basolateral.
Qual a porção da célula epitelial?
- A porção da célula epitelial voltada para o tecido conjuntivo é chamada porção basal (ou polo basal). Do lado oposto, onde geralmente é uma cavidade, chama – se porção apical (ou polo apical), e sua superfície é denominada superfície livre. Por fim, as laterais dessa célula são denominadas paredes laterais.
Quais são as células epiteliais cúbicas?
- As células epiteliais cúbicas são células quadradas, possuem uma relação de largura e altura semelhante. O núcleo é grande, redondo e central, e o citoplasma é rico em organelos .