O que significa o resultado do ponto de equilíbrio?

O que significa o resultado do ponto de equilíbrio?
O que é ponto de equilíbrio Assim como seu próprio nome sugere, o ponto de equilíbrio é o ponto em que tanto as despesas da empresa, sejam elas fixas ou variáveis, e suas receitas totais (ou seja, o tanto que lucrou) fica em total equilíbrio, uma vez que ambos o lucro e o prejuízo estarão no “zero”.
Como fazer o ponto de equilíbrio?
O cálculo do Ponto de Equilíbrio se dá em 3 passos:
- Levantar os Gastos Fixos mensais.
- Calcular a Margem de Contribuição (receitas menos custos variáveis)
- Aplicar a fórmula: Ponto de Equilíbrio = Gastos Fixos / % Margem de Contribuição.
Quem pode atingir o ponto de equilíbrio?
- Nesse caso, atingir o ponto de equilíbrio pode ser, em um primeiro momento, a OMTM da empresa, já que esse é o momento em que ela chega no zero a zero e evita prejuízos, podendo partir desse ponto para conseguir o lucro que tanto deseja.
Qual o ponto de equilíbrio econômico?
- O Ponto de Equilíbrio Econômico também leva em consideração as despesas fixas e variáveis da empresa. A grande diferença é que nesse Break-Even Point é estipulado um lucro mínimo que a empresa precisa arrecadar, para investidores ou capital próprio por exemplo.
Será que o ponto de equilíbrio é bom para a empresa?
- O ponto de equilíbrio pode ser entendido como o valor mínimo que deverá ser vendido em uma determinada empresa para que sejam cobertos todos os custos e despesas fixos e variáveis, ou seja, o resultado será zero. Mas será que isso é bom para a empresa?
Qual o ponto de equilíbrio de suas receitas?
- Para resumir, vimos que o ponto de equilíbrio é necessário para que seja possível “igualar” suas receitas com os custos e despesas fixas para que não haja prejuízos ou, pelo menos, diminua os riscos de prejuízo para a empresa.