Como foi a Pop Art no Brasil?

Como foi a Pop Art no Brasil?
A chegada da Pop Art no Brasil aconteceu na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. ... No Brasil, eram as duras críticas à tortura e à violência da Ditadura e as reflexões do cotidiano banal e dos problemas sociais que ganhavam as telas.
Qual o significado do pop art?
- Ao contrário do que muitos pensam, o pop art não significava manifestações artísticas realizadas pelas classes mais populares da sociedade, e sim uma interpretação por parte dos artistas sobre a cultura popular. Para isso, eles utilizavam elementos da cultura de massa para criticar a sociedade consumista que começava a crescer naquele período.
Quais foram os artistas que destacaram no Pop Art?
- Foram elas: “Arte 1963: novo vocabulário” e “Os novos realistas”. Os artistas americanos que se destacaram no pop art foram: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, Tom Wesselmann, além de Robert Rauschenberg, Jasper Johns, entre outros. Uma das características do pop art era a repetição de uma mesma imagem em cores diferentes.
Qual a inspiração para o pop art?
- O pop art deixou um importante legado até os dias atuais e pode ser visto, por exemplo, no grafismo, design, quadrinhos e também na moda. Já foi, inclusive, inspiração para grandes grifes como Tom Ford, Prada, Valentino, Kenzo, entre outras.
Qual foi a primeira obra da Pop Art?
- (1956), de Richard Hamilton, é considerada uma das primeiras obras da pop art. Já nos Estados Unidos, os artistas produziram de modo isolado até 1963. A partir daí, suas obras passaram a ser reunidas e expostas em galerias de arte. Os seus principais artistas são: Andy Warhol () Roy Lichtenstein () Claes Oldenburg (1929)