Qual o ponto de ancoragem?

Qual o ponto de ancoragem?
- Qual o ponto de ancoragem? Podem ser os degraus onde fixaremos nosso talabarte, a própria viga ou coluna, onde fixaremos uma fita anel, corrente ou estropo. Lembrando que o profissional legalmente habilitado, terá que verificar estes degraus, vigas ou colunas para saber se eles suportam uma possível queda. O que é?
Como podemos descrever um sistema de ancoragem NR 35?
No Anexo II da NR 35, o sistema de ancoragem é definido como um “conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente”.
Quais são as ancoragens da norma?
- Há menção na norma, a três “ancoragens” sendo a primeira a “Ancoragem diretamente na estrutura, a segunda “Ancoragem estrutural” a terceira sendo o “Dispositivo de Ancoragem”. Todos estes devem possuir um ponto designado para a fixação do elemento de ligação do profissional (corda, talabarte, conector etc.).
Como o sistema de ancoragem deve ser elaborado?
- O sistema de ancoragem deve ter procedimento operacional de montagem e utilização. - Ser elaborado por profissional qualificado em segurança do trabalho. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado de alguma forma sua conformidade com a segurança dos trabalhadores em altura.
Qual a responsabilidade do sistema de ancoragem permanente?
- O sistema de ancoragem permanente deve possuir projeto e a instalação deve estar sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado. - Conter detalhamento e/ou especificação dos dispositivos de ancoragem, ancoragens estruturais e elementos de fixação que serão utilizados. - A zona livre de queda necessária.