Por que é importante que a semente perca água rapidamente após atingir o ponto de maturidade fisiológica?
Índice
- Por que é importante que a semente perca água rapidamente após atingir o ponto de maturidade fisiológica?
- Quais os principais índices de maturação utilizados para a determinação do ponto de maturidade fisiológica da semente?
- O que é ponto de maturação fisiológica e como isso irá influenciar na colheita?
- O que é maturidade fisiológica de sementes?
- Quando as sementes atingiram a maturidade fisiológica?
- Como o processo de maturação pode ser controlado no Pós-colheita?
- Quando começa o processo de maturação?
- Qual o teor de água durante a maturação de sementes?
- Quando começa a maturação do óvulo?
- Qual a maturidade dos frutos carnosos?

Por que é importante que a semente perca água rapidamente após atingir o ponto de maturidade fisiológica?
Esta secagem natural é uma estratégia importante para a sobrevivência, já que à medida em que perde água, as reações metabólicas da semente vão diminuindo, de modo a evitar a sua germinação ainda no fruto, a preservar as reservas acumuladas e, consequentemente, a sua qualidade.
Quais os principais índices de maturação utilizados para a determinação do ponto de maturidade fisiológica da semente?
O ponto de maturidade fisiológica é alcançado quando a semente atinge os valores máximos de massa seca, poder germinativo e vigor (Popinigis, 1985).
O que é ponto de maturação fisiológica e como isso irá influenciar na colheita?
De acordo com POLLOCK & ROOS (1972), o “ponto de maturação fisiológica” é o ponto em que as sementes apresentam a sua melhor qualidade fisiológica, ou seja, onde elas apresentam máxima germinação e máximo vigor, e o seu grau de deterioração é mínimo.
O que é maturidade fisiológica de sementes?
Na maturidade fisiológica as sementes adquirem o seu maior potencial fisiológico. A partir deste ponto ocorrem perdas quantitativas e qualitativas em função da deterioração das sementes. A deterioração é dependente da cultivar, das condições climáticas e do tempo em que as sementes permanecem no campo até a colheita.
Quando as sementes atingiram a maturidade fisiológica?
O ponto de maturidade fisiológica é alcançado quando a semente atinge os valores máximos de massa seca, poder germinativo e vigor (Popinigis, 1985).
Como o processo de maturação pode ser controlado no Pós-colheita?
Temperaturas mais elevadas que o máximo recomendado proporcionam a rápida aceleração do processo de maturação, diminuindo o período de conservação. Isso implica na necessidade de um correto controle da temperatura, principalmente da polpa do fruto.
Quando começa o processo de maturação?
- O processo de maturação tem início logo após a polinização, que é o transporte do grão de pólen até o estigma (parte feminina) da flor. Ocorre então a fertilização, que nada mais é que a união do gameta masculino, liberado pelo pólen, com o gameta feminino que está localizado no óvulo.
Qual o teor de água durante a maturação de sementes?
- Representação esquemática de variações no teor de água durante a maturação de sementes contidas em frutos secos (- -) e carnosos ( ). R5R6 O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS SEMENTES
Quando começa a maturação do óvulo?
- Assim, o processo de maturação inicia-se com a fertilização do óvulo e se estende até o ponto em que a semente atinge a maturidade fisiológica, isto é, quando cessa a transferência de nutrientes da planta para a semente.
Qual a maturidade dos frutos carnosos?
- Para hortaliças de frutos carnosos, como pimentão e tomate, a maturidade das sementes geralmente coincide com o início da mudança de coloração dos frutos, ou seja, frutos verdes com manchas avermelhadas. É importante destacar que nem sempre há necessidade de esperar pela maturação completa dos frutos para retirar as sementes.