adplus-dvertising

O que é polissemia da palavra?

Índice

O que é polissemia da palavra?

O que é polissemia da palavra?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Qual o significado da palavra polissemia?

  • Língua Portuguesa. Polissemia. ... A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Qual a diferença entre a polissemia e a homonímia?

  • Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado. A polissemia também se diferencia da homonímia, que consiste em palavras que têm a mesma pronúncia e/ou grafia, mas significados diferentes, como as palavras “acento” (sinal gráfico) e “assento” (lugar onde sentar).

Qual a causa da ambiguidade?

  • Porém, a ambiguidade, considerada um vício de linguagem, não é gerada apenas pela descontextualização de uma palavra polissêmica. Ela pode ser causada também pelo uso inadequado de um hipérbato, isto é, da alteração da ordem direta (sujeito, verbo, complemento ou predicativo) de uma oração:

Quais os significados dos termos polissêmicos?

  • Os termos polissêmicos apresentam significados distintos de acordo com o contexto em que estão sendo empregados. Contudo, eles possuem a mesma origem em termos de ideia. Nos três exemplos, a palavra “cabeça” possui significados diferentes, variando de acordo com o contexto.

Postagens relacionadas: