Quais fatores contribuem para o aumento da prevalência de doenças?
Índice
- Quais fatores contribuem para o aumento da prevalência de doenças?
- O que é epidemiologia na saúde?
- O que é fonte de infecção epidemiologia?
- São muitos os fatores que afetam os valores do coeficiente de prevalência de doenças assinale a opção que apresenta corretamente fatores que contribuem para o aumento da prevalência?
- Quais fatores contribuíram para o aumento dos casos de dengue?
- Quais os tipos de investigação epidemiológica?
- Qual o significado do termo epidemiologia?
- Quais são os objetivos da epidemiologia?
- Qual o princípio básico da epidemiologia?

Quais fatores contribuem para o aumento da prevalência de doenças?
Fatores que podem aumentar a prevalência
- Maior duração da doença;
- Aumento da incidência (I);
- Aumento da sobrevida, sem cura;
- Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
- Melhoria dos recursos diagnósticos;
- Melhoria do sistema de informação.
O que é epidemiologia na saúde?
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
O que é fonte de infecção epidemiologia?
Fonte da Infecção ou Reservatório é o local onde o agente infeccioso se encontra. Pode ser uma pessoa, um objeto, um ambiente, etc.
São muitos os fatores que afetam os valores do coeficiente de prevalência de doenças assinale a opção que apresenta corretamente fatores que contribuem para o aumento da prevalência?
Do ponto de vista epidemiológico, há fatores que contribuem para o aumento da prevalência de doenças. Assinale a opção que apresenta corretamente fatores que contribuem para esse aumento. Imigração de casos, emigração de pessoas sadias e imigração de pessoas susceptíveis.
Quais fatores contribuíram para o aumento dos casos de dengue?
Diversos fatores podem estar associados aos recorrentes casos no país, dentre eles: a pluviosidade, as elevadas temperaturas, a introdução e/ou circulação de um ou mais sorotipos do vírus e a crescente proporção de pacientes acometidos pela forma grave da doença.
Quais os tipos de investigação epidemiológica?
- A investigação epidemiológica pode ser, basicamente, de três tipos: Epidemiologia descritiva, Epidemiologia analítica e Epidemiologia experimental. Thrusfield menciona ainda a existência da Epidemiologia teórica. 1) Epidemiologia descritiva Ocupa-se de observar a distribuição e a progressão da enfermidade na população.
Qual o significado do termo epidemiologia?
- Epizootiologia é um termo correspondente a Epidemiologia, aplicado ao estudo das doenças em populações animais, mas o termo Epidemiologia também é aceito para essa finalidade. De acordo com Martin et al. (1987), há pouca necessidade de usar o termo “Epizootiologia”. Princípios básicos da Epidemiologia
Quais são os objetivos da epidemiologia?
- De acordo com Forattini, os objetivos da Epidemiologia são: 1) Descrição da história natural das doenças e dos agravos à saúde. 2) Descoberta das causas das enfermidades e dos meios adequados pra afastá-las da população. Segundo Rosenberg, o objetivo final da Epidemiologia é o bem-estar da comunidade.
Qual o princípio básico da epidemiologia?
- Um dos princípios básicos da Epidemiologia é o de que os agravos à saúde não ocorrem por acaso em uma população. A partir desse princípio, pode-se afirmar que a distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que se distribuem desigualmente na população.