O que é o ponto de equilíbrio financeiro?

O que é o ponto de equilíbrio financeiro?
Sendo simples e direto, ponto de equilíbrio financeiro é a igualdade entre receitas e despesas. Basta lembrar daquelas balanças antigas que utilizavam pesos para calcular o quilo e o grama. Quando os dois lados estavam alinhados, havia então um ponto de equilíbrio. O mesmo se dá nas finanças de um negócio.
Qual o ponto de equilíbrio financeiro do cálculo contábil?
- O ponto de equilíbrio financeiro deixa de considerar todos os custos que o PEC havia considerado e que não geram saídas de caixa, como, por exemplo, as depreciações. Neste caso o cálculo é feito subtraindoo custo fixo dos custos não desembolsáveis, adicionando dívidas pagas no período que não foram consideradas no cálculo contábil.
Qual o conceito de equilíbrio contábil?
- Para este conceito existem duas categorias de custos e despesas a analisar: fixos e variáveis. O ponto de equilíbrio contábil, de forma simples, busca o valor mínimo que as vendas devem ter para a empresa não obter prejuízo, apenas dividindo o gasto fixo total pela margem de contribuição.
Qual o ponto de equilíbrio financeiro da empresa?
- No ponto de equilíbrio financeiro, essa diferença é ignorada, porque apenas o que importa são os gastos que representam um desembolso de dinheiro do caixa da empresa. A outra variação é o ponto de equilíbrio econômico, no qual o custo de oportunidade é acrescido à soma.
Qual é o ponto de equilíbrio econômico?
- A outra variação é o ponto de equilíbrio econômico, no qual o custo de oportunidade é acrescido à soma. Trata-se de uma correção monetária a ser considerada junto com as despesas fixas. O raciocínio é o seguinte: se o empreendedor não investisse na empresa, ele poderia aplicar o seu dinheiro em um investimento que renderia, por exemplo, 15% ao ano.