O que é polifonia textual exemplos?

O que é polifonia textual exemplos?
Polifonia textual Nos estudos linguísticos do filósofo russo Mikhail Bakhtin, a polifonia consiste na diversidade de diferentes falas e conceitos presentes em uma mesma obra literária, principalmente quando há a presença de vozes com discursos divergentes ou controversos.
Qual a origem da palavra polifonia?
- Etimologicamente, a palavra “polifonia” se originou a partir do grego poluphonias, que pode ser traduzido como “som de muitos instrumentos ou vozes”.
Como funciona a polifonia?
- Nesta modalidade polifônica todo personagem atua livremente, com ponto de vista, voz e postura pessoais, no contexto em que estão inseridos. Uma única manifestação verbal que submete as outras expressões orais caracteriza o diálogo monofônico, enquanto as controvérsias marcam a polifonia.
Qual a diferença entre polifonia e romance polifônico?
- Este elemento não tem o mesmo significado da heterogeneidade enunciativa, que alude ao potencial desenvolvimento das vozes que já estão presentes na obra, ao passo que a polifonia se refere a variadas falas que intervêm no texto. O pesquisador russo vincula esta noção ao romance polifônico, que se opõe ao monológico.
Qual a noção de polifonia na literatura?
- A noção de polifonia também aparece na literatura para designar a multiplicidade de vozes dentro de uma mesma obra. O termo foi assim alcunhado por Mijail Bajtín, quem estudou como, em certos romances, cada um dos personagens expressava a sua forma de entender a realidade, o que permitia ao leitor aceder a diversas cosmovisões (visões do mundo).