Qual é a característica de um pleonasmo?

Qual é a característica de um pleonasmo?
Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para intensificar o significado de um termo através da repetição da própria palavra ou da ideia contida nela. A palavra pleonasmo tem origem no latim pleonasmus e significa redundância.
Qual a diferença entre redundância e pleonasmo?
- Diferença entre redundância e pleonasmo O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
Quais são os exemplos de pleonasmo?
- Exemplos: Manuel Bandeira dá um exemplo de pleonasmo em seu “Poema só para Jaime Ovalle”. “Chovia. Chovia uma … chuva” de resignação. … contraste ao calor … da noite. O poeta usa as palavras com redundância para enfatizar a mensagem que deseja passar.
Por que a redundância é um vício de linguagem?
- Fora da literatura, no âmbito das palavras, torna-se uma repetição inútil, é um vício de linguagem conhecido como redundância, também chamado por muitos estudiosos como pleonasmo vicioso. À exceção do pleonasmo, e assim mesmo só em casos especiais, evite a redundância; pois, comprometem o texto.
Qual a função da redundância na linguagem coloquial?
- A redundância é um recurso de expressividade comum na linguagem coloquial. É muito mais provável uma criança obedecer aos comandos “entra para dentro agora” e “não sobe aí em cima” em vez de “entra agora” e “não sobe aí”. Entretanto, essa oralidade não deve ser representada na língua escrita, em modalidade formal da língua portuguesa.