adplus-dvertising

O que é polimorfismo medicamento?

Índice

O que é polimorfismo medicamento?

O que é polimorfismo medicamento?

Na indústria farmacêutica, o polimorfismo é considerado um parâmetro fundamental na fabricação de um medicamento porque a obtenção de um fármaco sob uma ou outra forma cristalina implica nas propriedades físico-químicas desta substância as quais irão afetar diretamente a biodisponibilidade ou cinética ao invés de ...

O que é polimorfismo dos insumos farmacêuticos?

Polimorfos: IFAs com mesma fórmula química, mas com diferentes estruturas cristalinas. Na indústria farmacêutica, o termo “polimorfismo” é utilizado do modo mais amplo possível, englobando tanto as formas cristalinas ordenadas (arranjos organizados das moléculas) quanto às formas amorfas (arranjos desordenados).

Como o polimorfismo farmacêutico pode influenciar na ação do medicamento?

A influência do polimorfismo na biodisponibilidade é considerada a mais importante consequência do fenômeno na área farmacêutica e ocorre quando existe dependência entre a velocidade de dissolução in vivo e a velocidade de absorção.

Como se produz um polimorfo?

Grande parte dos polimorfos pode ser obtida mudando-se o solvente de cristalização. De modo geral, é indesejável utilizar solvatos para fins farmacêuticos, dado que a presença de vapores orgânicos pode ser vista como impureza no produto (MORISSETTE et al., 2004).

Como os diferentes polimorfos podem interferir na biodisponibilidade dos fármacos?

A conseqüência mais importante do polimorfismo é a possível diferença na biodisponibilidade das diferentes formas polimórficas de um fármaco, particularmente quando a substância é pouco solúvel. A velocidade de absorção de um fármaco depende, em geral, da sua velocidade de dissociação.

Qual é o significado do termo polimorfismo?

  • O termo também faz referência a uma propriedade capaz de atravessar numerosos estados. É possível encontrar este conceito em diferentes âmbitos. No sector da química, o polimorfismo designa os compostos e os elementos capazes de adoptar diversas formas sem que seja alterada a sua estrutura natural.

Como se caracteriza o polimorfismo biológico?

  • Há espécies que se caracterizam pelo polimorfismo, uma vez que os seus membros apresentam formas diferentes por algum motivo. Um exemplo típico deste polimorfismo biológico ocorre com as borboletas, as quais, antes de chegarem à idade adulta, se desenvolvem como larvas.

Qual a abrangência dos polimorfos?

  • Para se ter uma noção da abrangência dos polimorfos, moléculas com diferentes formas cristalinas, apresentam características físico-químicas bastante diferentes. Isso é particularmente importante no caso de fármacos polimórficos, que em termos mais específicos, constituem o mesmo princípio empacotado em diferentes formas de cristais.

Qual a relação entre polimorfos e pseudopolimorfos?

  • O constante aumento dos litígios sobre infração de patentes envolvendo polimorfos e/ou pseudo-polimorfos tem transformado a relação entre as formas cristalinas e a legislação propriedade intelectual num tópico de grande importância para a indústria farmacêutica.

Postagens relacionadas: