O que é uma policitemia?

O que é uma policitemia?
A policitemia vera, assim como a mielofibrose, é um tipo de câncer do sangue que pertence ao grupo das doenças mieloproliferativas. Ela acontece devido a uma mutação das células da medula, que afeta principalmente a produção de glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos).
O que significa o termo hematócrito?
Hematócrito é uma medida da proporção de hemácias no sangue. O valor é expresso como um percentagem ou uma fração de hemácias no sangue. Por exemplo, um hematócrito de 40% significa que há 40 ml de hemácias em 100 ml de sangue.
Qual a causa da policitemia primária?
- No caso da policitemia primária, ou policitemia vera, a causa do aumento da produção de hemácias é uma alteração genética que faz com que haja desregulação no processo de produção das células vermelhas, levando ao aumento de hemácias e, as vezes, de leucócitos e plaquetas. Já na policitemia relativa, a principal causa é a desidratação, ...
Quais os sinais de policitemia?
- Clinicamente, animais com policitemia podem manifestar congestão de mucosas, congestão dos vasos da esclerótica e do fundo do olho e também aumento da viscosidade do sangue. Sinais inespecíficos como letargia, sonolência, dificuldades respiratória e cardíaca também podem ocorrer.
Como é feito o diagnóstico da policitemia?
- O diagnóstico da policitemia é feito a partir do resultado do hemograma, em que é percebido não só o aumento no número de hemácias, mas também aumento dos valores do hematócrito e de hemoglobina. Veja quais são os valores de referência do hemograma.
Por que a desidratação provoca policitemia?
- A desidratação provoca perda de água do plasma, no entanto o número de células não se altera, provocando hemoconcentração; esta situação faz com que laboratorialmente o animal apresente características de policitemia. Outras alterações laboratoriais que frequentemente acompanham a falsa policitemia são o aumento da densidade urinária e da PPT.