O que significa plâncton biologia?

O que significa plâncton biologia?
Plâncton é o nome dado ao conjunto de minúsculos organismos que vivem espalhados pela água doce ou marinha, integrando o ecossistema aquático. Os plânctons podem pertencer tanto ao reino animal como o vegetal (fotossintetizantes).
Quais são as características do plâncton?
- Além disso, apresentam algumas características peculiares, como a transparência de alguns animais, que dificulta a predação, e a bioluminescência, que é a produção de luz, provavelmente ligada à defesa. O plâncton pode ser classificado em duas categorias principais: o fitoplâncton e o zooplâncton.
Qual a origem da palavra plâncton?
- Origem da palavra A palavra “plâncton” é originária do Grego (plagktón) que significa “errante” ou “à deriva”. O plâncton é constituído pelos animais e vegetais que não possuem movimentos próprios suficientemente fortes para vencer as correntes que, porventura, se façam sentir na massa de água onde vivem.
Qual a importância do plâncton nos oceanos?
- Em seu conjunto, o plâncton é de vital importância para os ecossistemas marinhos, pois representa a base da teia alimentar pelágica nos oceanos e mudanças em sua composição e estrutura podem ocasionar profundas modificações em todos os níveis tróficos.
Por que os plânctons são animais?
- Os plânctons podem pertencer tanto ao reino animal como o vegetal (fotossintetizantes). Estes seres não apresentam capacidades de locomoção, por este motivo o seu transporte é feito predominantemente através das correntezas das água, por exemplo.