O que tem dentro dos nucleotídeos?

O que tem dentro dos nucleotídeos?
Cada nucleotídeo é composto de uma ose (que pode ser ribose ou a desoxirribose, mas sempre uma pentose), um base nitrogenada e um radical fosfato (HPO4) proveniente do ácido fosfórico.
O que é o ácido nucleico?
Designação genérica dada a um grupo de ácidos de origem natural que se encontram nos núcleos e em certas estruturas do citoplasma celular, e que, habitualmente, estão combinados com proteínas básicas, constituindo os núcleoproteídos.
Quais são os três componentes de um nucleotídeo?
Os ácidos nucleicos são formados por três componentes básicos, os quais formam nucleotídios: pentose, ácido fosfórico e bases nitrogenadas.
Qual a polaridade de uma molécula?
- A polaridade de uma molécula com mais de dois átomos é determinada pelo (vetor momento dipolar resultante), em que são somados os vetores de cada ligação polar da molécula. Quando o resultado é nulo, a molécula é apolar e, caso contrário, polar. Exemplo 1: Molécula de dióxido de carbono, CO 2.
Quais os exemplos de ácidos nucleicos?
- São exemplos de ácidos nucleicos: a) Proteínas e lipídios. b) DNA e RNA. c) Monossacarídeos e dissacarídeos. d) Adenina e guanina. e) Timina e uracila.
Quais são as extremidades de um ácido nucleico?
- Em biologia molecular e bioquímica, a direcionalidade é a orientação química relativa às extremidades duma cadeia de ácido nucleico. As duas extremidades de uma cadeia de ácido nucleico denominam-se extremidade 5' e extremidade 3'.
Como identificar a polaridade?
- Outra maneira de identificar a polaridade é através da soma dos vetores de cada ligação polar da molécula, pois em uma molécula apolar, o momento dipolar resultante () é igual a zero. Quando é diferente de zero, a molécula é polar.