Como identificar a polaridade de uma molécula?

Como identificar a polaridade de uma molécula?
Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes
- Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
- Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.
Por que o O2 e apolar?
1º) Eletronegatividade entre os átomos: Se a molécula for formada por ligações entre átomos dos mesmos elementos químicos, isto é, se forem substâncias simples, tais como O2, H2, N2, Cℓ2, P4, S8, etc., elas serão apolares, porque não há diferença de eletronegatividade entre os seus átomos.
Quando a polaridade das moléculas é visualizada?
- A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares.
Por que a molécula é polar?
- Entretanto, não só a presença desse tipo de ligação faz com que uma molécula seja polar. É necessário levar em consideração a maneira como os átomos se organizam para formar a estrutura. Quando há diferença de eletronegatividade entre os átomos, a geometria determina se a molécula é polar ou apolar.
Qual a polaridade de uma ligação e molécula?
- A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a ...
Por que a polaridade ocorre?
- A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente. Ligações polares e apolares