O que é poesia e prosa?

O que é poesia e prosa?
A linguagem predominante em cada tipo de texto também tem diferença. A prosa costuma usar o discurso livre e direto, e a poesia, a subjetividade e a linguagem de maneira estética.
Qual é a diferença entre o poema e poesia?
Já o poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima. Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero. Por fim, o soneto é um poema de forma fixa.
Quais são os principais exemplos de prosa poética?
- Entre os principais exemplos de prosa poética na obra da literatura brasileira está “ Grande Sertão Veredas ”, de João Guimarães Rosa. “ Lavoura Arcaica ”, de Raduan Nassar, também é listado pela Academia Brasileira de Letras como um dos exemplos mais singulares da prosa poética.
Qual é o significado da palavra prosa?
- O termo prosa é usado para designar um texto em que o autor oferece ao leitor a ambientação do personagem e deu mundo dentro de um espaço físico e temporal. Pode ser dividida entre prosa literária da não-literária. Nesse estilo são reconhecidas diferentes formas, como a narrativa, a oratória, a poética, a ensaística e o texto ...
Quais são os textos em prosa?
- Livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails são exemplos de textos em prosa. Aos textos em prosa importa mais a clareza do que o ritmo, a rima ou a sonoridade das palavras. A prosa está presente desde os textos literários até os textos jornalísticos.
Qual a origem da prosa literária no Brasil?
- Esse documento, embora seja uma crônica histórica, um relato, está muito próximo da prosa literária, graças à riqueza de metáforas e à cuidadosa elaboração textual do autor. Entretanto, durante o período colonial, a prosa literária praticamente não existiu no Brasil.